Orçamento global da FCT sobe 55 milhões face a 2017

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 out (Lusa) - O orçamento global da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) aumenta 55 milhões de euros em 2018, para 566 milhões, face a 2017, indicou hoje o Ministério que tutela a principal entidade financiadora da investigação em Portugal.

De acordo com o quadro orçamental para 2018 divulgado à Lusa pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, o aumento em 55 milhões de euros das receitas gerais da FCT visa apoiar a contratação de cerca de 3.000 investigadores doutorados.

Os números foram facultados depois de a proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2018 ter sido entregue, na sexta-feira, pelo Governo na Assembleia da República.

O orçamento da FCT de 2017 já tinha inscritos 55 milhões de euros para o emprego científico, uma das 'bandeiras' do ministro da Ciência, Manuel Heitor.

Contudo, até à data, desconhece-se quantos doutorados foram contratados ao abrigo do decreto-lei de estímulo ao emprego científico, em vigor há um ano, mas com alterações introduzidas e publicadas em julho passado.

O mais recente plano do Governo para o emprego científico prevê a contratação de 5.000 doutorados entre 2017 e 2019.

A proposta de Lei do OE2018 volta a determinar que, "no quadro das medidas de estímulo ao reforço da autonomia das instituições de ensino superior e do emprego científico jovem", as universidades e os institutos politécnicos podem contratar doutorados "independentemente do tipo de vínculo jurídico que venha a estabelecer-se" com o contratado.

O montante das contratações não pode exceder novamente o "valor total das remunerações dos trabalhadores docentes e não docentes e investigadores e não investigadores da instituição, em relação ao maior valor anual dos últimos cinco anos".

Segundo os dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, a FCT propõe-se financiar, em 2018, cerca de 1.600 novas bolsas de doutoramento, mais 160 comparativamente a 2017 (através do concurso anual de bolsas e dos programas de doutoramento em curso).

A proposta do OE2018 será discutida na generalidade, na Assembleia da República, em 02 e 03 de novembro, estando a votação final global agendada para 28 de novembro.

ER // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

Passado colonial português. Chega vai apresentar na AR voto de condenação a Marcelo

O Chega vai apresentar na próxima semana, na Assembleia da República, um voto formal de condenação ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e às declarações que proferiu sobre a reparação devida pelo passado colonial português, anunciou o partido.

Ministro da Agricultura acusa anterior Governo de desperdiçar PRR e alerta contra “radicalismo verde”

O ministro da Agricultura acusou este domingo o anterior Governo de ter “desperdiçado a oportunidade” de usar a totalidade dos fundos do PRR à disposição de Portugal, e alertou para o que chamou de “radicalismo verde” contra os agricultores.