Encargos do Estado com PPP caem 1,3% para 1.691 ME face a 2017

Encargos do Estado com PPP caem 1,3% para 1.691 ME face a 2017
| Política
Porto Canal com Lusa

Os encargos líquidos do Estado com as Parcerias Público-Privadas (PPP) vão cair 1,3% em 2018 face às estimativas para 2017, totalizando 1.691 milhões de euros.

De acordo com a proposta do Orçamento do Estado para 2018 (OE2018), 1.171 milhões de euros são referentes a contratos rodoviários, que continuam a representar a maioria dos encargos, oito milhões à ferrovia (referente ao Metro Sul do Tejo), 471 milhões à área da saúde e 41 milhões à segurança.

Segundo as estimativas para este ano, as PPP representam 1.714 milhões de euros de encargos para o Estado em 2017.

No documento entregue na sexta-feira na Assembleia da República, o Governo estima conseguir uma redução dos encargos líquidos nas PPP rodoviárias de 10 milhões de euros no próximo ano, através, entre outros, das poupanças decorrentes dos processos de renegociação de dez contratos e das renegociações ainda em curso, justamente com as projeções de proveitos provenientes da cobrança de portagens bem como as receitas estimadas da Infraestruturas de Portugal.

No sector da ferrovia, o Metro Sul do Tejo representará um encargo de oito milhões de euros, menos um milhão do que em 2017.

Já na saúde, os encargos vão diminuir para 471 milhões de euros face a 2017, mas aumentar face aos valores previstos no Relatório do Orçamento do Estado para 2017, o que é explicado "por uma revisão das projeções de produção, em linha com a tendência que tem sido verificada no sector".

No sector da segurança, o executivo antecipa uma redução de quatro milhões de euros nos encargos para 2018, de 45 para 41 milhões de euros, com o sistema integrado de tecnologia de informação para a Rede de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP).

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.