Aumento extraordinário das pensões chega em agosto

Aumento extraordinário das pensões chega em agosto
| Política
Porto Canal com Lusa

O aumento extraordinário das pensões, de seis euros ou 10 euros, será pago em agosto, tal como aconteceu este ano, revela o relatório que acompanha a proposta do Orçamento do Estado para 2018 entregue na sexta-feira no parlamento.

No documento, o Governo sublinha que, em janeiro, haverá o aumento real do valor das pensões "pelo segundo ano consecutivo e com especial ênfase para o acréscimo das pensões do primeiro escalão". Esta atualização decorre da lei da atualização das pensões, que tem em conta a inflação (sem habitação) e o crescimento da economia.

"Paralelamente, e de modo a concluir a compensação pela perda do poder de compra dos pensionistas com pensões mais baixas, o Governo procederá a um novo aumento extraordinário das pensões, com efeitos a partir de agosto de 2018", adianta o executivo.

Os pensionistas com pensões de valor igual ou inferior a 1,5 vezes o Indexante de Apoios Sociais (IAS) -- 632 euros - terão um acréscimo mínimo de seis euros ou 10 euros, consoante tenha ou não existido atualização da pensão entre 2011 e 2015.

De acordo com o relatório, em 2018 o Governo prosseguirá o processo de convergência entre a Caixa Geral de Aposentações (CGA) e o regime geral de Segurança Social.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.