Mais de mil operacionais combatem fogos em quatro distritos

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 out (Lusa) -- Mais de mil operacionais combatiam hoje de madrugada quatro fogos de grande dimensão nos distritos de Coimbra, Santarém, Viseu e Braga, de acordo com a Proteção Civil.

Segundo o 'site' da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), pelas 03:15, o incêndio que deflagrou na noite de sexta-feira na localidade de Castanheira, na freguesia de Fajão-Vidual, no concelho de Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, mobilizava 614 homens, apoiados por 188 meios terrestres, no combate a quatro frentes.

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil foi ativado na tarde de domingo no concelho de Pampilhosa da Serra devido ao fogo que levou ao corte de vias, nomeadamente da EN-344 entre Castanheira e Cepos e da EM-508 entre Paroselos e Selada de Eiras.

Já o fogo que deflagrou às 17:08 de domingo na localidade de Amenda, freguesia de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, no concelho de Ourém, no distrito de Santarém, era combatido por 281 homens, apoiados por 81 viaturas.

Também pelas 03:15 estavam ativos dois outros incêndios qualificados como ocorrências importantes pela Proteção Civil: o de Vila Nova de Paiva (Viseu) concentrava 89 operacionais e 34 meios terrestres no combate a uma frente, enquanto o fogo em Celorico de Basto (Braga), com duas frentes, mantinha no terreno 46 homens apoiados por 16 veículos.

DM // DM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Ministério do Trabalho envia para Tribunal de Contas auditoria à Santa Casa Global

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) enviou para o Tribunal de Contas (TdC) o relatório final da auditoria à Santa Casa Global, por causa da internacionalização dos jogos sociais, confirmou fonte do ministério.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.

Governo prolonga prazo para limpeza de terrenos rurais e florestais

O Governo decidiu esta terça-feira prorrogar por mais um mês, até 31 de maio, o prazo para os proprietários e produtores florestais procederem à limpeza de matas e terrenos, informou o gabinete do ministro da Agricultura e Pescas.