Dominados fogos em Óbidos, Sertã e Amarante, cinco de grande dimensão continuam ativos

Dominados fogos em Óbidos, Sertã e Amarante, cinco de grande dimensão continuam ativos
| País
Porto Canal com Lusa

Os fogos na Sertã, em Óbidos e Amarante foram dominados esta madrugada, mantendo-se ativos cinco incêndios de grande dimensão, incluindo o de Pampilhosa da Serra, que está a ser combatido por mais de 500 operacionais, segundo a Proteção Civil.

"Os três incêndios foram dominados por volta das 04h30", disse à Lusa fonte da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).

O incêndio florestal que deflagrou em Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, há mais de 24 horas, continuava na madrugada de hoje a lavrar com grande intensidade, com seis frentes, naquele concelho e no de Arganil.

No combate a este incêndio, pelas 05h05, estavam no terreno 567 elementos, apoiados por 169 meios terrestres.

O incêndio que concentrava o segundo maior número de meios era esta madrugada o de Mortágua, no distrito de Viseu, com 355 homens apoiados por 109 veículos empenhados no combate a duas frentes ativas.

Este incêndio, que lavra desde o início da tarde de sábado, já levou à ativação do plano municipal de emergência em Mortágua, e obrigou à retirada de pessoas de algumas habitações daquele concelho e do município de Anadia, por precaução.

No concelho de Alvaiázere, distrito de Leiria, um total de 253 elementos apoiados por 78 veículos combatia pelas 04h19 o incêndio que deflagrou na tarde de sábado em Ariques, na freguesia de Almoster.

Os restantes dois fogos ativos, listados entre as ocorrências importantes na página de Internet da Proteção Civil, são nos concelhos de Vila Nova de Paiva, distrito de Viseu, onde estavam 67 operacionais apoiados por 23 meios, e em Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real, com 66 elementos e 20 veículos no combate a duas frentes ativas.

Mais de 1.500 operacionais apoiados por 474 combatiam esta madrugada os oito incêndios de grande dimensão em Portugal Continental, incluindo os três dominados pelas 04h30.

De acordo com a página da ANPC na internet, pelas 05h05, o território do continente era atingido por um total de 70 incêndios florestais, 42 dos quais ativos, dez em resolução e 18 em conclusão, mobilizando, no seu conjunto 2.500 operacionais e 754 viaturas.

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.