Proteção Civil alerta para agravamento do risco devido a tempo quente e seco

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 04 out (Lusa) -- A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para o agravamento do risco de incêndio a partir de quinta-feira em todo o continente devido às previsões do tempo quente e seco.

Num aviso à população, a Proteção Civil refere que a partir de quinta-feira "o risco de incêndio apresenta um agravamento significativo em todo o território continental", sendo "muito elevado e máximo na região do Algarve e em todas as regiões do interior".

O alerta da ANPC surge após o contacto realizado hoje com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê, entre quinta-feira e até domingo, um agravamento das condições meteorológicas com uma subida gradual da temperatura máxima e a redução da humidade relativa do ar, sem recuperação significativa durante a noite.

"Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável tempo quente e seco, vento moderado com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais", salienta a ANPC.

A Proteção Civil recorda que não é permitido realizar queimadas ou fogueiras, "utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos", "queimar matos cortados e amontoados", "lançamento de balões ou qualquer outro tipo de foguetes" e fumar ou fazer lume nos espaços florestais e vias que os circundem.

A ANPC avisa ainda que, na realização de trabalhos agrícolas e florestais, é necessário "manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras", "abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação" e "ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor".

CMP // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.