FC Porto em andebol vence S. Bernardo por 43-20

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

Foi expressiva e incontestável a primeira vitória do FC Porto na edição 2017/18 do Andebol 1, ao fim de quatro jornadas realizadas nesta primeira fase.

Na tarde este sábado, no Dragão Caixa, o São Bernardo saiu derrotado por uns esclarecedores 43-20 num jogo dominado pelos azuis e brancos dominaram do primeiro ao último minuto e em que António Areia (na foto) marcou sete golos que fizeram dele o mais certeiro de todos os que estiveram em campo. O ponta-direita não foi o único entre os portistas a destacar-se na finalização: Leandro Semedo, Nicola Spelic (seis golos), Angel Zulueta, José Carrillo e Diogo Branquinho (cinco) também estiveram com a pontaria afinada.

Ainda sem poder contar com o contributo do reforço esloveno Aleksander Spende, os azuis e brancos entraram no jogo de uma forma autoritária, tomaram conta das operações desde cedo e foram cavando um fosso no marcador que ao intervalo lhe permitia ter uma confortável vantagem de oito golos (19-11). Numa primeira parte controlada na totalidade pelos anfitriões, a única nota negativa foi a expulsão prematura e aparentemente exagerada de Victor Iturriza (29m), que deixou a equipa orientada por Lars Walther com apenas um pivô de raiz para os segundos 30 minutos, o luso-cubano Daymaro Salina.

Essa contrariedade, porém, acabou por não ter impacto no jogo dos azuis e brancos, que no início da segunda parte encetaram uma nova fuga no marcador que arredou definitivamente os aveirenses da discussão pelo resultado. Com um quarto de hora jogado, a vantagem já era de 15 golos (30-15) e foi com naturalidade que se foi avolumando até a buzina soar pela última vez no Dragão Caixa com as duas equipas separadas por uns longínquos 23 golos. São números que refletem duas realidades distintas, a diferença entre uma equipa que luta pelo título e outra que vai procurar sobreviver no escalão máximo do andebol ao qual regressou nesta temporada.

No fim, ao Porto Canal, o treinador-adjunto do FC Porto considerou que a equipa realizou “um jogo muito bom” e que “esta foi a melhor forma de ultrapassar uma situação difícil”. Luís Graça ficou satisfeito com o que viu em campo - “uma equipa confiante e sobretudo mais solta, libertada do peso do início de campeonato” - e reconheceu que este jogo ajudará a equipa a preparar os próximos jogos “com outro ânimo”. No calendário segue-se a deslocação ao Pavilhão João Rocha, em Lisboa, para defrontar o Sporting. O jogo está agendado para quinta-feira, às 19h30 (TVI24).

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.