Info

Sindicatos esperam 5.000 enfermeiros para os protestos de hoje em Lisboa

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 set (Lusa) -- Os sindicatos esperam cerca de 5.000 enfermeiros nas manifestações de hoje em Lisboa, tendo-se iniciado pelas 12:00 o primeiro protesto junto ao Palácio de Belém, em Lisboa.

Luís Mós, delegado do sindicato dos Enfermeiros, disse à agência Lusa que são esperadas dezenas de autocarros com enfermeiros de todo o país.

Sobre a greve de três dias convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, que não tem aderido aos recentes protestos, o sindicalista afirmou que ainda não há decisão sobre se vão aderir a essa paralisação (em outubro).

A greve, de cinco dias, que hoje chega ao fim, foi convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros e pelo Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem, tendo ficado de fora o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

Algumas centenas de enfermeiros começaram a concentrar-se junto ao Palácio de Belém mesmo antes das 12:00.

Vestidos com t-shirts pretas, muitos dos enfermeiros exibem flores brancas e balões negros e alguns cartazes com palavras de ordem onde se pode ler "Basta!", "Respeito!" e "Não sejas Adalberto!".

No dia em que se comemoram os 38 anos da criação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), os enfermeiros pretendem fazer chegar o protesto ao parlamento.

Durante os quatro primeiros dias de greve a adesão dos profissionais tem andado em valores entre os 80 e os 90%, segundo a organização.

ARP // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Ministro acusa Liga dos Bombeiros de ser "absolutamente irresponsável"

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, acusou este domingo a Liga dos Bombeiros Portugueses de ser “absolutamente irresponsável” por poder colocar em causa a segurança das pessoas ao abandonar a Autoridade de Proteção Civil (ANPC).

Atualizado 09-12-2018 13:55

Fim das faturas em papel pouparia 280 mil árvores de serem cortadas por ano

O fim das faturas em papel poderá significar menos 281 mil árvores cortadas por ano, o equivalente a uma floresta do tamanho de 281 campos de futebol, segundo uma estimativa da associação ambientalista Zero.

Sete distritos com aviso amarelo a partir das 14h00 devido a agitação marítima

Sete distritos portugueses vão estar sob aviso amarelo devido a agitação marítima das 14h00 deste domingo até às 08h00 de segunda-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS