Casas evacuadas na Trofa e Maia, chamas já projetadas para Vale Pisão

Casas evacuadas na Trofa e Maia, chamas já projetadas para Vale Pisão
| Norte
Porto Canal com Lusa

O incêndio ativo na Trofa e Maia obrigou à evacuação de casas em Folgosa e Vilar de Luz e está a ser combatido por centenas de operacionais, disseram fontes oficiais, referindo que será montado um "posto de comando" no local. O Porto Canal sabe que as chamas já foram projetadas para Vale de Pisão, Agualonga, e que as chamas atingiram pelos menos um armazém e pelo menos duas habitações.

Atualizado 11-08-2017 20:52

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorros (CDOS) do Porto disse à Lusa que o incêndio ativo na Trofa e Maia continuava ativo pelas 19:00 de hoje e que no terreno estavam a combater as chamas "81 homens de várias corporações de bombeiros", com "21 viaturas" e "três meios aéreos".

O CDOS do Porto adiantou que ia ser "montado um posto de comando no local do incêndio ativo".

Fonte da Corporação dos Bombeiros de Santo Tirso disse à Lusa que as chamas já destruíram armazéns e obrigaram à evacuação de casas em Folgosa e Vilar de Luz.

A mesma fonte adiantou que o bombeiro que foi assistido no local do incêndio e transportado para o hospital de Famalicão já recebeu alta hospitalar e que sofreu uma "contração muscular devido ao esforço".

Uma criança que se sentiu mal no interior de um carro na A3, com o stresse do fogo e que inalou fumos, foi transportada para o Hospital de São João, no Porto, mas não é considerado ferido ligeiro, acrescentou a mesma fonte dos Bombeiros de Santo Tirso.

O trânsito na A3 foi encerrado cerca das 17:00 de hoje, nos dois sentidos, entre Santo Tirso e a Maia, devido ao incêndio florestal e as filas de trânsito estendiam-se, pelas 19:00 de hoje, até à Circunvalação, à saída do Porto.

O bombeiro hospitalizado por uma contração muscular já teve alta hospitalar e a criança terá inalado fumos e devido ao stresse sentiu-se mal e foi transportado para o Hospital de São João, mas é considerado ferido ligeiro, adiantou Fonte dos Bombeiros de Santo Tirso.

+ notícias: Norte

Nesta escola de Gaia luta-se por um recreio com menos telemóveis

A Escola Básica Dr. Costa Matos, em Gaia, está a transformar o recreio num tabuleiro à escala real, com o objetivo de, através da pintura de jogos tracionais no pavimento, promover atividades coletivas e reduzir o uso do telemóvel.

Mulher atropelada na berma da estrada em Penafiel

Uma mulher com cerca de 50 anos sofreu ferimentos graves, após ter sido atropelada por um veículo ligeiro, enquanto seguia na berma do passeio na Avenida de Recezinhos, na freguesia de São Martinho, em Penafiel, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Voluntários daquele concelho do Tâmega e Sousa.

Gaia como nunca a viu. Viaduto oferece nova vista para a cidade

Os ensaios no troço de extensão da Linha Amarela do metro, entre Santo Ovídio e Vila D’este, em Gaia, prosseguem a bom ritmo para que a operação arranque em junho.