Amaragem seria situação normal em emergência junto a praia com pessoas

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 02 ago (Lusa) -- O ex-diretor do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA) Álvaro Neves explicou hoje que a amaragem é a situação normal quando uma aeronave precisa de aterrar de emergência junto a uma praia com pessoas.

Álvaro Neves, que atualmente é perito da European Aviation Safety Agency (Agência Europeia de Segurança da Aviação), disse à agência Lusa que desconhece os contornos do acidente ocorrido hoje na praia de São João, Costa de Caparica, Almada, onde duas pessoas morreram, um homem de 56 e uma criança de 8 anos, ao serem colhidas por uma avioneta que aterrou de emergência.

Para avaliar o que sucedeu, Álvaro Neves considera importante conhecer a idade e a experiência do piloto.

De acordo com o perito, o procedimento que se ensina nas escolas de aviação é o de amarar quando é necessária uma aterragem de emergência junto a uma praia com pessoas.

"O que se deve fazer é afastar-se para dentro do mar", explicou à agência Lusa, adiantando que há outros procedimentos a ter em conta numa amaragem, como abrir a porta antes do impacto.

No entender de Álvaro Neves, a aflição do piloto no momento de um incidente pode fazer com que tente aterrar no areal, onde a aterragem é mais fácil.

Os dois tripulantes da avioneta que hoje aterrou de emergência numa praia da Costa de Caparica saíram ilesos da ocorrência e já estão a ser ouvidos pelas autoridades.

ARP // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Queixas contra médicos aumentaram 20% no ano passado

As queixas contra médicos aumentarem 20% em 2023 relativamente ao ano anterior, totalizando 2.027, mas o número de condenações de profissionais com pena de suspensão ou expulsão baixou, revelam dados da Ordem dos Médicos avançados hoje à Lusa.

José Castelo Branco sai em liberdade mas não pode ver nem contactar Betty Grafstein

Depois de ter sido detido, esta terça-feira, por suspeitas de violência doméstia contra Betty Grafstein, José Castelo Branco sai em liberdade.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".