Fundo criado com donativos tem como prioridade a reconstrução habitacional

| País
Porto Canal com Lusa

Figueiró dos Vinhos, Leiria, 05 Jul (Lusa) - O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social disse hoje que o fundo que está a ser criado para apoio às populações vai estar "muito orientado" para a reconstrução habitacional.

"Por parte do Ministério do Trabalho, há aqui duas dimensões que são relevantes. Teremos uma função de coordenação do fundo que está a ser criado para uma intervenção imediata e de curto prazo na região, nos três concelhos, muito orientado, não exclusivamente, mas muito orientado para a reconstrução habitacional. Esse foi um dos temas da nossa conversa", afirmou Vieira da Silva.

O governante falava aos jornalistas à saída de uma reunião que decorreu na Câmara de Figueiró dos Vinhos e que juntou à mesa, o autarca local e os dois presidentes dos municípios de Pedrógão Grande e de Castanheira de Pera.

"Vai ser uma estrutura partilhada com os municípios e a sociedade civil, principalmente utilizando uma dimensão significativa de recursos e de apoios de solidariedade nacional e internacional que se vai dedicar, no imediato, no terreno, a um conjunto de intervenções para recuperar as habitações que foram destruídas", explicou.

A criação deste fundo tem como objetivo principal e imediato responder à reconstrução das habitações totalmente ou parcialmente destruídas pelos incêndios que terão afetado aproximadamente 500 habitações, 169 de primeira habitação, 205 de segunda e 117 já devolutas.

"Penso que estamos em condições de dar resposta a todas as situações que foram identificadas. Ainda não temos uma estimativa de quanto vai custar a recuperação de todas as habitações", frisou.

Vieira da Silva sublinhou que os donativos que integram o fundo vão ser geridos por uma comissão, constituída pelas autarquias, um representante do Governo e um representante da sociedade civil.

"Existem outros fundos geridos por outras instituições, isso não é nada de mal", afirmou o ministro, sem concretizar a que fundos ou instituições se estava a referir.

Disse ainda que o Governo participará consoante as necessidades e adiantou que tem também outras áreas em que vai intervir, nomeadamente em equipamentos, infraestruturas e floresta, na sequência do levantamento que foi feito.

"Hoje estivemos a trabalhar muito em cima das questões da recuperação habitacional", concluiu.

CAYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.