Pedrógão Grande: Câmaras reafirmam urgência na reconstrução das habitações

| País
Porto Canal com Lusa

Figueiró dos Vinhos, Leiria, 05 jul (Lusa) - Os presidentes de Câmara de Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e de Pedrógão Grande reafirmaram hoje, em uníssono, a urgência em se começar a trabalhar no terreno na reconstrução das habitações destruídas pelos incêndios.

"Esta reunião era imprescindível. É necessário articular o fundo 'Revita' para que se comece, com muita urgência, a fazer aquilo que as pessoas querem na prática (...), partir para a reconstrução das primeiras habitações. Queremos ver que, na prática, as coisas estão a andar", afirmou o presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos, Jorge Abreu.

O autarca falava aos jornalistas, à saída da reunião que decorreu em Figueiró dos Vinhos, e que, além de si, juntou à mesa os presidentes dos municípios de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

O encontro teve como objetivo a criação de um fundo de apoio às populações e revitalização das áreas afetadas pelos incêndios.

"Temos que ter uma linha de ação muito rápida. O conselho de gestão deste fundo vai ter um autarca e decidimos, dada a harmonia existente entre os três municípios, que Fernando Lopes [Castanheira de Pera] será o nosso representante. O conselho vai ainda ter uma pessoa ligada às instituições de solidariedade e um representante do Governo", explicou.

O autarca adiantou ainda que a escolha recaiu sobre o seu homólogo de Castanheira de Pera, porque este, a partir de 01 de outubro, "terá disponibilidade total".

Já Fernando Lopes registou a celeridade com que o Governo está a tentar resolver a situação.

"Um autarca nunca pode estar satisfeito. Contudo, devo realçar a postura do Governo. Atendendo a isso, podemos dizer que estamos satisfeitos com o Governo", disse.

O presidente da Câmara de Castanheira de Pera reforçou a ideia já transmitida pelo autarca de Figueiró dos Vinhos, de que "é urgente começar, com uma rapidez muito grande, a trabalhar (...)".

Valdemar Alves, presidente do município de Pedrógão Grande, entende que não se pode trabalhar mais depressa e realçou a importância de regulamentar o fundo.

"O regulamento vai definir esta cruzada que vamos fazer", afirmou.

O incêndio que deflagrou em Escalos Fundeiros, em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, alastrou a Figueiró dos Vinhos e a Castanheira de Pera, fazendo 64 mortos e mais de 200 feridos.

As chamas chegaram ainda aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra e por Penela.

Este fogo, juntamente com outro que deflagrou no mesmo dia em Góis, que alastrou a Arganil, terão afetado aproximadamente 500 habitações, 169 de primeira habitação, 205 de segunda e 117 já devolutas.

Quase 50 empresas foram também afetadas, assim como os empregos de 372 pessoas.

CAYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.