Câmara de Gaia diz que pagar 32ME por terrenos da VL9 é "incomportável"

| Norte
Porto Canal / Agências

Gaia, 09 dez (Lusa) - O presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, disse hoje que pagar 32 milhões de euros à sociedade que cedeu terrenos para a construção da VL9, conforme decisão do Supremo Tribunal Administrativo, é "incomportável" para esta autarquia.

De acordo com um acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, datado de 27 de novembro e a que a Lusa teve hoje acesso, a autarquia de Gaia vai ter de pagar 32 milhões de euros à sociedade que cedeu terrenos para a construção de parte da VL9. Esta decisão surge em sequência de um recurso feito pela autarquia de Gaia e torna "definitiva" a anterior decisão, do Tribunal Central Administrativo do Norte (TCAN), explicou à Lusa fonte ligada ao processo.

Em reação a esta decisão, Eduardo Vítor Rodrigues, referiu estar "estupefacto" e "preocupado", adiantando que estes valores são "incomportáveis" para a sua autarquia.

"Estou surpreendido, aliás estupefacto, por processos que se arrastaram durante uma década e meia serem resolvidos na mesma semana. E estou muito preocupado porque estamos a falar de valores incomportáveis para a Câmara de Gaia", disse o socialista que lidera, desde as autárquicas de setembro, sucedendo ao social-democrata Luís Filipe Menezes, o Município de Gaia.

Eduardo Vítor Rodrigues afirmou que "estes são casos que fazem todos pensar": "Devemos refletir. A justiça, porque julgo que a Câmara tem razão na sua argumentação. E os políticos, porque não podem praticar o 'quero, posso e mando' pois poderão por em risco a viabilidade das autarquias", disse o autarca.

O caso remonta a 28 de outubro de 2002, quando foi celebrado um contrato-promessa entre o município e a empresa José Miguel & Irmão, Lda., no qual se definia "a capacidade construtiva dos terrenos pertencentes à sociedade, tendo como pressuposto a cedência, por parte desta, da área necessária para a construção da VL 9".

O contrato previa que a câmara executasse em 30 meses obras de urbanização nos ramais de ligação da VL9 e estrutura viária complementar ou teria de pagar uma indemnização de dez mil euros "por cada dia de atraso na conclusão integral dos trabalhos".

O documento estipulava ainda que a câmara reconhecia à sociedade o direito de construção de 110 mil metros quadrados acima do solo, na área envolvente à VL9, ou, na sua impossibilidade, comprometia-se com o pagamento de 300 euros por cada metro quadrado cuja construção não pudesse ser autorizada.

Anos mais tarde, e tendo surgido uma divergência entre as partes quanto à interpretação a dar a algumas cláusulas do contrato, a sociedade (juntamente com os seus sócio-gerente José Miguel de Sousa Alves e mulher Anastácia Ribeiro de Freitas) intentou uma ação judicial contra o município, reclamando uma indemnização por incumprimento contratual.

No julgamento da ação judicial foi dada razão à sociedade, mas a câmara intentou sucessivos recursos num processo que chega agora ao fim com o STA a recusar-se a apreciar a situação - por não a considerar "matéria de assinalável relevância e complexidade" -, mantendo-se as decisões anteriores.

A Câmara de Gaia, disse, à Lusa, Eduardo Vítor Rodrigues, vai aguardar a notificação formal por parte dos advogados que estão a tratar deste processo para "agir em conformidade".

O autarca gaiense adiantou que, quando foi tomou posse, teve conhecimento da existência de 64 processos contra esta autarquia: "Tentamos resolve-los numa lógica de diálogo e é difícil porque, quando iniciamos esse processo de entendimento entre as partes, chegam surpresas destas", concluiu.

PYT (LIL) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.