Câmara de Gaia avança para tribunal para obrigar empresas a pagarem Taxa de Proteção Civil

Câmara de Gaia avança para tribunal para obrigar empresas a pagarem Taxa de Proteção Civil
| Norte
Porto Canal

A Câmara de Gaia avançou para tribunal para tentar obrigar as empresas EDP, Brisa, Ascendi e Refer a pagarem a Taxa Municipal de Proteção Civil (TMPC), revelou hoje à agência Lusa o presidente da autarquia.

"Intimámos as empresas, que invocaram argumentos para não pagar e então a câmara agiu judicialmente, entregando o processo no tribunal para fazer uma cobrança coerciva. E não arredamos pé", disse o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

Para o autarca, a dívida da elétrica EDP, das concessionárias de estradas BRISA e Ascendi e da Refer -- Rede Ferroviária Nacional ao município envolve "valores irrisórios" do ponto de vista de "uma grande empresa", pelo que Vítor Rodrigues considerou que "até fica mal a estas entidades estarem nesta contenda de não pagamento".

"Um milhão de euros, de três anos [2011 a 2013], é quanto nos devem de TMPC. Aquilo que nós [câmara] gastamos por ano em Bombeiros Sapadores são quase cinco milhões. A comparticipação destas empresas para a Proteção Civil de Vila Nova de Gaia é um quinto daquilo que gastamos por ano, se pensarmos nos três anos em dívida", descreveu Eduardo Vítor Rodrigues.

A decisão de avançar para a cobrança coerciva por via judicial pela parte da câmara foi tomada após um "aviso" dado às empresas a 18 de novembro. Na altura a autarquia de Gaia, após deliberação em reunião de executivo, deu 30 dias à EDP, à Brisa, à Ascendi e à Refer para pagarem a TMPC, que só no ano de 2013 era de cerca de 242 mil euros.

Uma vez que as empresas afirmaram "quase de imediato" que não iriam pagar, a Câmara de Gaia avançou para Tribunal, segundo Vítor Rodrigues, "ainda antes de estarem esgotados os 30 dias de prazo".

O autarca afirmou-se "otimista" quanto à resolução do assunto e vincou que a autarquia não vai abdicar de receber a verba devida.

"Eu penso que é uma questão que não deve demorar muito, mas as cobranças coercivas estão muito dependentes do volume de processos e na zona do Porto têm havido muitos. De toda a forma, da cobrança não abdicamos", disse.

O presidente da câmara aproveitou para defender que "as grandes empresas têm de ter uma dimensão da solidariedade para além das ações folclóricas", explicando o porquê destas entidades terem de pagar uma TMPC.

"Uma das formas de solidariedade com os territórios é pagarem. A TMPC é irrelevante para elas é uma forma de comparticiparem um dos instrumentos que lhes dá mais segurança. Essas empresas representam normalmente transportes de passageiros, transportes de produtos perigosos, etc., e encontram na Proteção Civil uma forma muito barata de acomodar algum risco que possa ocorrer", referiu.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.