Petição da DECO sobre telecomunicações encerra hoje acima das 137 mil assinaturas

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 dez (Lusa) -- A petição da DECO para que seja reduzido o tempo de fidelização nos contratos de telecomunicações encerra hoje às 23:59, tendo recolhido mais de 137 mil assinaturas desde o final de outubro.

Ao começo da noite de quinta-feira, a petição "Liberdade na fidelização dos serviços de telecomunicações" contava com 137.137 assinaturas, referindo a associação de defesa dos consumidores que 83% dos clientes das operadoras "estão presos a uma fidelização", segundo as simulações feitas na página digital da petição, em www.liberdadenafidelizacao.pt.

"Períodos de 24 meses são excessivos e desincentivadores da mudança de operador, penalizando os consumidores: por um lado, impedem novas e melhores ofertas e, por outro, não respondem aos desafios da sociedade portuguesa atual", refere o texto da petição, que a DECO pretende apresentar à Assembleia da República em janeiro.

O objetivo da petição é solicitar aos deputados que alterem a Lei das Comunicações Eletrónicas, reduzindo o período máximo de fidelização de 24 meses nos serviços de telecomunicações e clarificando os critérios associados à rescisão antecipada do contrato e os encargos devidos pela denúncia contratual.

A DECO considera que os períodos de 24 meses de fidelização, que a lei das comunicações prevê, não têm justificação e, pelo contrário, impedem que haja um verdadeiro mercado, limitando o consumidor nas suas escolhas.

TDI (LIL/VP)// ATR

Lusa/fim

+ notícias: País

Quantos burros há no mundo?

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis. Esta quarta-feira, dia 8 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Burro. Mas, afinal quantos existem no mundo?

Queixas contra médicos aumentaram 20% no ano passado

As queixas contra médicos aumentarem 20% em 2023 relativamente ao ano anterior, totalizando 2.027, mas o número de condenações de profissionais com pena de suspensão ou expulsão baixou, revelam dados da Ordem dos Médicos avançados hoje à Lusa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".