IP garante que plano de emergência foi "prontamente" ativado no Túnel do Marão

IP garante que plano de emergência foi "prontamente" ativado no Túnel do Marão
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Infraestruturas de Portugal (IP) disse hoje que o plano de emergência do Túnel do Marão foi "prontamente ativado" no incidente de domingo à noite, garantindo eficácia no socorro prestado.

"Foi prontamente ativado [o plano] e cumpridos os procedimentos estabelecidos no plano de emergência", referiu, em comunicado.

No domingo à noite, um autocarro com 20 passageiros, da empresa Rodonorte, incendiou-se dentro do Túnel do Marão, ao quilómetro 74 da autoestrada do Marão, entre Amarante e Vila Real, obrigando ao corte do trânsito em ambos os sentidos.

Já esta manhã, às 06:30, foi reaberta a circulação automóvel no sentido Vila Real-Amarante, continuando encerrada "por alguns dias" no sentido Amarante-Vila Real.

O incidente não causou vítimas, tendo quatro jovens sido transportados ao Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro apenas por precaução devido à inalação de fumo.

A IP referiu que o incêndio foi causado por uma avaria mecânica, não tendo a utilização dos extintores por parte do motorista sido eficaz.

Neste momento, estão a ser desenvolvidos todos os esforços para "com a maior brevidade possível" restabelecer o trânsito no sentido Amarante-Vila Real, referiu a empresa, reforçando que só quando estiverem garantidas "todas" as condições de segurança é que a galeria será reaberta.

"Estão a ser avaliados os danos existentes na superstrutura, em conjunto com o projetista e a empresa construtora do túnel. Numa primeira análise os danos são superficiais, mas obrigam, no entanto, à execução da reparação das superfícies de betão", explicou.

A empresa revelou que existem "danos consideráveis" no pavimento numa extensão de 100 metros, estando já em curso os trabalhos de pavimentação.

Foram ainda identificados "danos relevantes" nos equipamentos, sistemas de segurança, iluminação e comunicações que obrigam a intervenções "mais demoradas" de reparação, aprovisionamento e substituição de componentes, salientou a IP.

Na terça-feira, irá fazer-se a limpeza do túnel e dos equipamentos existentes ao longo de uma extensão de cerca de quatro quilómetros, operação que se prevê demorada, acrescentou.

Depois destas intervenções, que a IP antecipa serem de alguns dias, serão realizadas as vistorias pelo Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT) e pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

O presidente da Câmara de Vila Real, o socialista Rui Santos, pediu hoje a abertura de um inquérito "exaustivo" para se apurar o que correu bem e o que correu mal para serem evitados situações futuras, apontando várias falhas à segurança.

Também o PSD, através do deputado Luís Ramos, eleito pelo círculo de Vila Real, anunciou que vai chamar ao Parlamento o secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme Martins, e o presidente da IP, António Laranjo, para prestarem esclarecimentos sobre o caso.

Já a Rodonorte, empresa proprietária do autocarro, anunciou no domingo que vai abrir um inquérito para apurar as causas do incêndio.

O Túnel do Marão, que liga Amarante, no distrito do Porto, a Vila Real, abriu em maio do ano passado e tem duas galerias gémeas, cada uma com duas faixas de rodagem e com um comprimento de 5.665 metros.

O incêndio com o autocarro de passageiros foi o primeiro acidente do género, em dimensão, ocorrido num túnel em Portugal.

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.