Níveis muito elevados de exposição à radiação UV em quase todo o país

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 25 mai (Lusa) -- Quase todos os distritos de Portugal continental, a Região Autónoma da Madeira e algumas ilhas dos Açores estão hoje com risco 'Muito Elevado' de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera.

Em Portugal continental apenas os distritos de Vila Real e Bragança têm risco 'Elevado' de exposição aos UV.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IMPA) indica ainda que nos Açores estão com nível 'Muito Elevado' as ilhas Terceira e Flores, mantendo-se as restantes com risco 'Elevado'.

Para as regiões com risco 'Muito Elevado' e 'Elevado', o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('Moderado'), 6 a 7 ('Elevado'), 8 a 10 ('Muito Elevado') e superior a 11 ('Extremo').

O IPMA prevê para hoje períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em especial a partir da tarde e nas regiões do interior, que podem ser por vezes fortes, ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas de vento.

Está igualmente prevista uma descida de temperatura no litoral a norte do cabo Mondego.

A cidade mais quente deverá ser Évora, com 35º, seguindo-se Beja, Castelo Branco e Santarém, com 34º, Vila Real, com 32º, e Bragança, Coimbra e Lisboa, com 31º.

Para o Porto está prevista uma temperatura máxima de 29º e para Faro 26º.

Nas ilhas, os Açores terão temperaturas máximas a rondar os 19º e a Madeira não vai ultrapassar os 23º.

SO // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.