Acordo com a 'troika' só resolveu problemas de "especuladores e da banca" - PCP

| Economia
Porto Canal / Agências

Faro, 02 dez (Lusa) - O líder da bancada do PCP, João Oliveira, em estreia nas funções durante umas jornadas parlamentares, no Algarve, acusou hoje o acordo assinado com a 'troika' de somente resolver os problemas de "especuladores e da banca".

"Ao fim de dois anos e meio de aplicação do pacto assinado pelas 'troikas' é indesmentível que os únicos problemas resolvidos foram os problemas dos especuladores e da banca que continuaram a acumular lucros em tempos de crise gerada pela própria especulação", afirmou, no discurso de abertura da iniciativa, em Faro.

O parlamentar comunista criticou a "operação acelerada de extorsão" por parte dos "interesses por trás das 'troikas', que quererão "tornar definitivo o que até aqui era dado como temporário, pondo em causa o futuro das novas gerações e fazendo regredir as condições de vida e trabalho para um patamar que pode ser pior que o dos seus avós, impondo a exploração e o medo que os seus pais recusaram".

"É isso que representa, na sua essência, o Orçamento do Estado para 2014 - um projeto de perpetuação do retrocesso social e de mutilação da democracia construída com Abril", continuou, mostrando-se contra os "chocantes exemplos"dos "cortes no investimento público" e a "política de privatização dos CTT e dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo".

O deputado do PCP afirmou que "o Algarve que fica depois do verão é o retrato do país que resta, depois de satisfeitos os interesses por trás da 'troika'".

"Uma região saqueada de toda a riqueza produzida com retorno imediato, marcada por desequilíbrios económicos, desigualdades sociais e abandono de boa parte das suas populações", disse.

HPG // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.