Eurodeputado exige informação de Bruxelas sobre escândalo da carne brasileira

| Política
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 21 mar (Lusa) -- O eurodeputado britânico e coordenador da Comissão de Agricultura no Parlamento Europeu (PE) Jim Nicholson exigiu hoje saber como a Comissão Europeia está a lidar com o escândalo da exportação de carne adulterada no Brasil.

Nicholson interveio hoje numa reunião da Comissão de Agricultura do PE para exigir informação de Bruxelas sobre a quantidade de carne importada do Brasil nos últimos anos e ainda um relatório sobre que riscos correm os consumidores europeus.

"Pedi à Comissão [Europeia] que forneça informação sobre que quantidade de carne foi importada do Brasil por cada Estado-membro, temos que ser capazes de calcular que risco correm os consumidores na Europa", indicou Nicholson, em comunicado.

"O escândalo da carne brasileira pode ter um efeito sísmico para a indústria do setor a nível mundial", salientou.

Para o eurodeputado, "é vital para a confiança do público que a Comissão atue rapidamente para averiguar os factos e reassegurar os consumidores".

A Comissão Europeia impôs uma suspensão temporária às importações de carne brasileira, após uma operação policial no Brasil ter detetado um esquema de facilitação de licenças e fiscalização irregular de empresas de processamento de carne.

De acordo com a polícia federal brasileira, funcionários públicos eram subornados por diretores de empresas para darem aval a carnes com prazos de validade já ultrapassados e adulteradas.

Entre as práticas, foi comprovado o uso de químicos para melhorar o aspeto das carnes, a falsificação de etiquetas com a data de validade ou a inclusão de alimentos não adequados para consumo na elaboração de enchidos.

IG // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.