Passos Coelho avisa que futuro não vai ser "de facilidades"

Passos Coelho avisa que futuro não vai ser "de facilidades"
| Política
Porto Canal

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, considerou hoje estar ao alcance do país “fechar este período extraordinário”, mas alertou que o futuro não vai ser "de facilidades” e que é preciso ter “os pés bem assentes na terra”.

“O contributo que todos temos dado para ultrapassar a situação dura que temos vivido nestes anos tem produzido resultados, que nos devem hoje motivar para acreditar que temos ao nosso alcance fechar este período extraordinário que vivemos e abrir um outro”, declarou.

Mas, continuou, “todos aqueles que gostam de passar dos oito para os oitenta, da grande escassez que temos vivido para a abundância, ficarão muito dececionados por saber que ninguém está a pensar o futuro politico dessa maneira”.

“O futuro que temos à nossa frente não é um futuro de facilidades, mas é um futuro com mais respeito, mais equilíbrio, mais autonomia e isso faz muita diferença para toda a gente”, alertou.

O primeiro-ministro discursava durante a inauguração de um centro de apoio a deficientes no concelho alentejano de Borba (Évora), um novo equipamento que fez questão de elogiar, mas sem passar ao lado, na sua intervenção, da situação de “enormíssima dificuldade” que o país atravessa.

A propósito do futuro, Passos Coelho destacou que a economia nacional “está finalmente a dar uma resposta de crescimento” e que, apesar de desse ser “um processo lento”, trata-se de “um processo de recuperação e isso é extraordinariamente importante para quem passou por tantas privações, ao longo deste tempo”.

“Nós precisamos de ter os pés bem assentes na terra. Sem isso, aqueles que mais precisam nunca teriam a resposta adequada”, afirmou, acrescentando: “ter os pés bem assentes na terragnifica saber que podemos iniciar a nossa recuperação pelo nosso pé, lentamente, mas no respeito que a sociedade merece e oferecendo às pessoas uma resposta conjunta cada vez mais relevante”.

Pedro Passos Coelho sublinhou que, ao longo dos tempos, não houve qualquer “processo de transformação e de ajustamento” social ou económico no mundo que não tenha envolvido “custos extremamente elevados do ponto de vista social, económico e também político, porque o desgaste para todos é tremendo”.

“Mas nós não temos uma varinha de condão para passar à frente na ‘fita’ do tempo e evitar que esses processos nos afetem diariamente. Eles afetam-nos, evidentemente”, mesmo que não seja “da mesma maneira”, reconheceu.

O país, “que se sacrificou”, exige de todos “sentido de responsabilidade”, para “não deitarmos fora o que conquistámos” e “regarmos todos os dias, com muito cuidado, cada nova realização”, incentivou.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.