Passos Coelho afirma que Governo deu "resposta atempada" sobre pensões e aguarda decisão do TC

Passos Coelho afirma que Governo deu "resposta atempada" sobre pensões e aguarda decisão do TC
| Política
Porto Canal

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, disse hoje que o Governo já deu "uma resposta atempada" sobre o regime de convergência de pensões e, agora, vai aguardar pela decisão do Tribunal Constitucional (TC) sobre essas mesmas normas.

"Nesta altura não há nada a acrescentar, já tudo está dito sobre essa matéria. Já houve uma resposta atempada por parte do Governo" e, "agora, aguardaremos a decisão do TC", afirmou o chefe do executivo.

Questionado sobre se o Governo tem algum plano B, caso o TC chumbe o regime de convergência de pensões entre o setor público e privado, Passos Coelho escusou-se a especular.

"Não vou fazer nenhuma especulação à volta disso porque é matéria que está mais do que respondida", frisou.

O primeiro-ministro, que falava aos jornalistas à margem da inauguração de um centro de apoio a deficientes no concelho alentejano de Borba, argumentou ser "mais importante" falar desta obra social.

"Hoje, aqui, é mais importante falar desta obra social do que propriamente da questão relacionada com o TC, relativamente à qual já muito foi dito, senão quase tudo foi dito", limitou-se a acrescentar.

No sábado, o Presidente da República, Cavaco Silva, requereu a fiscalização preventiva da constitucionalidade do regime de convergência de pensões entre o setor público e privado, que reduz cerca de 10% pensões superiores a 600 euros.

Cavaco Silva pediu ao TC que se pronuncie sobre a constitucionalidade das normas que determinam a redução em 10% de pensões em pagamento e das normas que determinam o recálculo do montante de pensões em pagamento, divulgou o Palácio de Belém na sua página na Internet.

No mesmo dia, o ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, afirmou que o Governo não tem nenhuma alternativa preparada para um eventual chumbo do TC.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.