CGD: PS, PCP e BE com reservas à suspensão dos trabalhos pedida por PSD e CDS-PP

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 fev (Lusa) - Os coordenadores de PS, PCP e BE na Comissão de Inquérito à Caixa manifestaram hoje reservas à proposta de PSD e CDS-PP de suspender os trabalhos, embora remetendo o sentido de voto para uma reunião na próxima semana.

PSD e CDS-PP solicitaram hoje a suspensão dos trabalhos até a comissão receber documentos que foram solicitados pelo parlamento a entidades como a Caixa Geral de Depósitos (CGD), o Banco de Portugal, o Ministério das Finanças e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) - e que foram alvo de uma primeira decisão favorável do Tribunal da Relação, da qual foi pedida recurso - ou até que seja obtida uma decisão final do Tribunal.

Em declarações aos jornalistas no final da reunião, o deputado João Paulo Correia (PS) alertou para o problema de "pendurar uma Comissão de Inquérito por semanas ou meses", enquanto Miguel Tiago (PCP) acusou PSD e CDS de quererem permanentemente perturbar o funcionamento da comissão em curso, nomeadamente ao anunciarem a constituição de uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos.

Moisés Ferreira (BE) foi o mais perentório na oposição a uma eventual suspensão dos trabalhos, que será votada numa reunião do plenário da Comissão a 01 de março, dizendo que o importante seria concluir os trabalhos com a documentação e as audições já realizadas e partir para a elaboração do relatório final.

SMA // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Morreu antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro

O antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro morreu aos 88 anos, informou esta segunda-feira o partido, que destaca a sua dedicação à luta “pela emancipação dos povos, pela democracia, o progresso social, a paz e o socialismo”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".