BPI: Euronext anuncia hoje se mantém banco no PSI20

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 fev (Lusa) - A gestora da bolsa vai anunciar ainda hoje se mantém o BPI no PSI20, principal índice bolsista lisboeta, após ser conhecido que o CaixaBank passou a controlar 85% do capital do banco na sequência da Oferta Pública de Aquisição (OPA).

A informação foi prestada pela presidente da Euronext Lisboa, Maria João Carioca, que disse, em conferência de imprensa a propósito da sessão especial de divulgação de resultados da OPA, que a "decisão ainda não está tomada" mas que deverá ser conhecida ainda hoje.

"A constituição do PSI20 vai ser avaliada no seguimento desta operação", afirmou Maria João Carioca, que está de saída da bolsa para a Caixa Geral de Depósitos, onde será novamente administradora.

Na sequência de OPA lançada já em 2016, hoje foi conhecido que o grupo financeiro catalão CaixaBank passou a deter 84,5% dos direitos de voto do banco BPI, num investimento total de 644,5 milhões de euros.

De fora ficou cerca de 15% do capital, cujos acionistas não aceitaram a proposta do grupo bancário espanhol por 1,134 euros por ação.

O Caixabank não atingiu os 90% do capital social do banco nem da oferta (com o grau de aceitação a ter ficado nos 71,59%), o que lhe permitiria avançar com uma OPA potestativa, obrigando os restantes acionistas a vender os seus títulos.

Com a grande maioria do capital social do BPI controlado pelo grupo espanhol, há agora o risco de os acionistas que não venderam capital na OPA, nomeadamente os pequenos investidores, assistirem a uma desvalorização dos seus títulos em bolsa, uma vez que a dispersão do capital do banco em mercado fica reduzida e os títulos fiquem com pouca liquidez, diminuindo o seu valor.

Sobre a manutenção do BPI em bolsa, os responsáveis da Euronext também não adiantaram hoje qualquer informação.

Segundo o prospeto da OPA, divulgado em janeiro pelo Caixabank, este refere que não irá requerer para o BPI a perda de qualidade de sociedade aberta.

As ações do BPI fecharam hoje a cair 6,58% na bolsa de Lisboa para 1,05 euros, ou seja, já abaixo do preço oferecido na OPA.

IM// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Inflação desacelera em abril e economia portuguesa cresce no 1º trimestre

A taxa de inflação homóloga terá sido de 2,2% em abril, menos 0,1 pontos percentuais do que em março, segundo a estimativa rápida divulgada esta terça-feiro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Já a economia nacional cresceu 1,4% nos primeiros três meses do ano em termos homólogos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.