"Queremos fazer parte do futuro de Portugal" - Gonzalo Gortázar

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 fev (Lusa) - O presidente do CaixaBank, Gonzalo Gortázar, manifestou hoje a sua satisfação com o resultado da OPA lançada sobre o Banco BPI, garantindo que o grupo financeiro espanhol está comprometido com o mercado português e acredita no potencial do país.

"Estamos satisfeitos por ter concluído a OPA [Oferta Pública de Aquisição] com sucesso e com um nível de aceitação elevado. Isto indica que há muitos acionistas satisfeitos com a oferta. A minha saudação é para os acionistas, quer os que compram, quer os que venderam", afirmou o responsável numa conferência de imprensa em Lisboa.

Segundo Gortázar, o CaixaBank e o Banco BPI são "duas entidades que se complementam perfeitamente", com o grupo financeiro espanhola a dar maior "dimensão" ao banco português.

O líder do CaixaBank realçou que a instituição detém a maior quota de mercado em Espanha (29,5%) e que tem 'ratings' mais elevados do que o BPI, pelo que o banco português vai beneficiar também nesse capítulo a breve prazo.

"O BPI é uma entidade bem gerida e sólida e esta operação traduz um reforço da aposta [do CaixaBank] em Portugal. Acreditamos que Portugal é um país com muito potencial e queremos fazer parte do futuro de Portugal", realçou, vincando que o controlo que a entidade espanhola passou a ter do banco (ainda) liderado por Fernando Ulrich a coloca como "um grande 'player'" no mercado português.

"É a primeira vez que o Caixa Bank adquire o controlo de uma entidade não-doméstica de primeira linha. Para o BPI, isso vai traduzir-se numa melhoria de solvência, 'ratings' e o acesso a financiamento em melhores condições", salientou.

DN/IM// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.