BPI: Espanhol Pablo Forero substitui Ulrich como presidente executivo do banco

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 fev (Lusa) - O espanhol Pablo Forero vai ser o novo presidente executivo do BPI, substituindo Fernando Ulrich, que passará a presidente do Conselho de Administração ('chairman'), comunicou hoje o banco à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Após o sucesso da OPA do CaixaBank, que ficou com quase 85% do capital social do BPI, o banco comunicou que o atual presidente do Conselho de Administração, Artur Santos Silva, assim como Fernando Ulrich, presidente da Comissão Executiva, comunicaram que não pretendem ficar nos respetivos cargos após a assembleia-geral de 26 de abril, que elegerá os novos órgãos sociais para um novo mandato.

Assim, o CaixaBank irá propor a nomeação de um novo Conselho de Administração, em que Fernando Ulrich ficará como presidente ('chairman').

Já a Comissão Executiva será liderada pelo espanhol Pablo Forero, atualmente diretor-geral do CaixaBank.

Quanto a Artur Santos Silva, fundador do BPI e atual chairman do banco, será proposto ficar como presidente honorário do Banco BPI e presidente de uma nova Comissão do Conselho de Administração dedicada à responsabilidade social.

IM/DN// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.