Cerca de 50 mil habitações do Alto Minho ficaram sem luz devido ao mau tempo

| Norte
Porto Canal com Lusa

Cerca de 50 mil habitações do distrito de Viana do Castelo ficaram sem energia elétrica durante a última noite devido ao mau tempo, disse hoje fonte da EDP.

Em declarações à agência Lusa, o diretor regional do Norte da EDP, Mário Guimarães, afirmou que ao final da manhã o fornecimento de eletricidade estava por restabelecer a cerca de 15% daquelas casas.

A fonte informou que a empresa registou "33 avarias na rede de média tensão, três postes foram partidos, dois deles em Caminha e um em Viana do Castelo, tendo sido destruídos 900 postos de transformação".

Na rede de média tensão, adiantou aquele responsável, "várias linhas foram rebentadas e mais de uma dezena de postes partidos".

Mário Guimarães afirmou que "a situação no distrito de Viana do Castelo deverá estar restabelecida cerca das 15:00", revelando que "a empresa tem no terreno, mais de 90 funcionários e 45 viaturas".

O responsável acrescentou que "as perturbações na rede começaram a fazer-se sentir a partir das 01:30 e que o pico ocorreu cerca das 05:30-06:00 quando foi acionado o gabinete de crise regional que funciona em articulação com o centro de operações locais de Viana, Braga, Penafiel e Vila Real".

Contactado pela Lusa, o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo registou desde as 00:00 de hoje mais de 100 ocorrências relacionadas com o mau tempo, sendo que os concelhos mais afetados foram Ponte de Lima (26 registos), Viana do Castelo (22), e Valença (15).

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.