Proteção Civil regista mil ocorrências, a maior parte devido ao vento

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 03 fev (Lusa) -- A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou entre as 20:00 de quarta-feira e as 19:30 de hoje cerca de mil ocorrências, a maior parte das quais desde a meia-noite, devido ao vento.

"Desde o estado de alerta [20:00 de quarta-feira] até às 19:30, tínhamos registado cerca de mil ocorrências, no entanto, só no dia de hoje [entre as 00:00 e as 19:30] foram registadas 711 ocorrências", afirmou à Lusa o adjunto-nacional da ANPC, Marcos Martins.

Segundo Marcos Martins, cerca de 70% das ocorrências ocorreram durante o dia de hoje, com "mais de 540 associadas ao fenómeno do vento".

Os números da Proteção Civil indicam que das 540 ocorrências associadas ao fenómeno do vento, 513 foram devido à queda de árvores e as restantes a quedas de estruturas e de limpeza de via.

"Tal como era expectável, o vento hoje foi um fator crítico e houve de facto um incremento muito grande do número de ocorrências muito por culpa do vento", salientou.

Os distritos de Braga, com 180 ocorrências, e do Porto e Viana do Castelo, com 153 ocorrências cada, foram os mais afetados pelo vento, que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que continue forte com rajadas superiores a 100 quilómetros/hora até às 03:00 de sábado.

O IPMA colocou sob 'Aviso Laranja' devido ao vento e à chuva até às 03:00 de sábado os distritos do Porto, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Aveiro e Viana do Castelo.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil ativou até sábado o estado de alerta especial de nível azul.

O estado de alerta especial de nível azul refere-se à necessidade de os agentes de proteção civil reforçarem os meios de primeira intervenção, destinando-se apenas a estes agentes e não à população em geral, de forma a melhorar a eficiência do sistema.

Na praia da Costa Nova, no concelho de Ílhavo, distrito de Aveiro, as buscas para encontrar uma mulher arrastada na quinta-feira por uma onda enquanto realizava uma cerimónia religiosa foram suspensas devido ao mau tempo, devendo ser retomadas no sábado de manhã.

O mau tempo que se faz sentir na costa ocidental portuguesa e no norte do país está também a afetar as regiões espanholas da Galiza e das Astúrias.

Hoje, 12 tripulantes de um barco de pesca que se afundou, entre os quais estavam cinco portugueses, foram resgatados pelas autoridades espanholas.

MSE // PNG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.