Coreia do Norte condena resolução da ONU sobre direitos humanos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, Coreia do Sul, 21 nov (Lusa) - A Coreia do Norte condenou hoje a mais recente resolução da ONU sobre direitos humanos no país, considerando-a como uma manobra política para afetar a sua imagem baseada em "mentiras e falsidades".

O regime de Kim Jong-un "condena amargamente" a resolução, cuja adoção anual responde à "politização e interpretação arbitrária dos direitos humanos" por parte dos membros das Nações Unidas, refere um comunicado divulgado pela agência estatal norte-coreana KCNA que cita um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Pyongyang.

O mesmo porta-voz considerou a resolução da ONU como uma "tentativa ridícula de violar a soberania e afetar o sistema socialista" de Pyongyang com fins políticos.

As Nações Unidas adotaram na terça-feira em Nova Iorque uma resolução anual sobre vários países, incluindo a Coreia do Norte, que denuncia uma deterioração da situação dos direitos humanos e enumera várias violações dos mesmos.

De acordo com a resolução, o regime norte-coreano mantém vários campos de prisioneiros políticos onde não são respeitados os direitos humanos, continua a praticar torturas, detenções ilegais, execuções públicas e repatriação forçada de refugiados que fogem do país.

Apresentado pela União Europeia e pelo Japão, e aprovada por unanimidade - apesar da ausência da China, Rússia, Cuba, Irão e Venezuela - o documento será submetido a uma nova votação no próximo ano na Assembleia-geral das Nações Unidas.

A Coreia do Norte alertou que a "história castigará" a alegada nova manobra das Nações Unidas.

PNE // JCS.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.