Governo disponível para ajudar no bom funcionamento das universidades - Ministério

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 nov (Lusa) - O Governo assegurou hoje "disponibilidade para ajudar" a garantir "o bom funcionamento" das universidades em 2014, apesar de reconhecer que teve de tomar medidas orçamentais adicionais que afetam as instituições do ensino superior.

A garantia é expressa num comunicado divulgado pelo Ministério da Educação e Ciência, horas depois de o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) ter anunciado, em Braga, o corte de relações com o Governo, na sequência das negociações sobre as dotações do Orçamento do Estado de 2014 e sobre a reestruturação da rede de ensino superior.

Na ocasião, o presidente do CRUP, António Rendas, anunciou, também, a demissão do cargo, face à "generalizada falta de diálogo" e à "quebra de compromissos assumidos" por parte do Governo.

Em comunicado, o Ministério da Educação e Ciência refere que "manteve um longo diálogo com o CRUP", durante a preparação do Orçamento do Estado para o próximo ano, salvaguardando, contudo, que "não foram nem poderiam ser assumidos quais compromissos, uma vez que a proposta final é elaborada em Conselho de Ministros e submetida à Assembleia da República".

A tutela assume que, "no processo de fecho da proposta", o Governo se "viu obrigado a tomar medidas adicionais transversais a toda a função pública, não podendo as universidades ficar isentas desse processo".

O Ministério ressalva, porém, que "o impacto dessas medidas em cada área e instituição será modulado" durante a execução orçamental de 2014, "tendo em conta as necessidades reais e os incentivos à boa execução", pelo que "fica assim garantida a disponibilidade do Governo para ajudar a assegurar o bom funcionamento das universidades".

O comunicado acrescenta que a tutela continua empenhada na reforma da rede do ensino superior, pelo que considera que "não é compreensível qualquer abandono do processo de trabalho conjunto que tem sido desenvolvido".

A nota assinala, ainda, que o Governo se mantém, "como sempre, disponível para o diálogo com os responsáveis das instituições do ensino superior".

A proposta de lei do Orçamento do Estado para 2014 prevê cortes de 7,6 por cento nas transferências do Estado para universidades e institutos politécnicos.

ER (JYCR/ACG) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.