Mário Soares: Homenagem e livro de condolências em Bruxelas

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 jan (Lusa) - O eurodeputado socialista Carlos Zorrinho anunciou hoje que a delegação portuguesa no Parlamento Europeu realizará uma homenagem na terça-feira a Mário Soares, disponibilizando igualmente um livro de condolências para "os seus amigos de toda a Europa".

"A delegação portuguesa no Parlamento Europeu vai ter durante todo o dia [de terça-feira] o livro de condolências disponível para os seus amigos de toda a Europa poderem assinar e faremos também uma pequena cerimónia evocativa para juntar essas pessoas numa última homenagem, numa hora similar aquela em que aqui se fizer a cerimónia fúnebre", anunciou Carlos Zorrinho.

O eurodeputado socialista fez o anúncio à saída da sede do PS, em Lisboa, onde assinou o livro de condolências de Mário Soares, sublinhando que o antigo primeiro-ministro e Presidente da República "propôs a entrada de Portugal na União Europeia, foi um grande europeísta, foi presidente do movimento europeu, foi deputado europeu, tem uma enorme reputação e admiração em toda a Europa, em todo o mundo".

"Mário Soares foi um enorme estadista, um grande político e, ao mesmo tempo, uma pessoa muito humana. Só isso é que justifica esta comoção e esta ligação forte dos portugueses neste momento em que ele, ficando, parte", começou por dizer Carlos Zorrinho.

Mário Soares morreu no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internado há 26 dias, desde 13 de dezembro.

O Governo decretou três dias de luto nacional, entre hoje e quarta-feira.

O corpo do antigo Presidente da República vai estar em câmara ardente no Mosteiro dos Jerónimos a partir das 13:00, e o funeral realiza-se a partir das 15:30 de terça-feira, no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares, advogado, combateu a ditadura do Estado Novo e foi fundador e primeiro líder do PS.

Após a revolução do 25 de Abril de 1974, regressou do exílio em França e foi ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, tendo pedido a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e assinado o respetivo tratado, em 1985.

Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

ACL // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).