Mário Soares: Cerca de mil militares envolvidos nas cerimónias hoje e terça-feira

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 jan (Lusa) - Cerca de mil militares dos três ramos das Forças Armadas estarão envolvidos nas cerimónias fúnebres do antigo Presidente da República, Mário Soares, entre hoje e terça-feira.

Para além dos militares da GNR, que têm a responsabilidade da escolta ao cortejo fúnebre e honras militares à chegada ao Mosteiro dos Jerónimos, a Marinha, a Força Aérea e Exército destacaram ao todo aproximadamente mil militares para as cerimónias.

De acordo com o porta-voz do Estado-Maior General das Forças Armadas, Hélder Perdigão, seis militares da Academia Naval, Academia Militar e da Academia da Força Aérea prestarão honras de câmara ardente na Sala dos Azulejos do Claustro do Mosteiro dos Jerónimos, onde o corpo ficará em até à meia-noite.

Na terça-feira, ao longo de um percurso de cerca de 800 metros antes da entrada para o cemitério dos Prazeres, à Estrela, estará um batalhão composto por cerca de 200 militares dos três ramos das Forças Armadas a receber a o cortejo fúnebre.

Na entrada do cemitério, estará um outro batalhão com mais 200 militares que prestará honras fúnebres, com manejo de arma e guarda de honra.

De acordo com o guião previsto, segundo Hélder Perdigão, no final da cerimónia, três militares dobram a Bandeira Nacional que estará a cobrir a urna e entregam-na ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que a entregará por sua vez à família.

Nesse momento, uma corveta fundeada no Tejo, envolvendo mais de 100 militares, prestará uma salva de artilharia naval (21 tiros).

Mário Soares morreu no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internado há 26 dias, desde 13 de dezembro. O Governo decretou três dias de luto nacional, a partir de hoje.

O corpo do antigo Presidente da República vai estar em câmara ardente no Mosteiro dos Jerónimos a partir das 13:00 de segunda-feira, e o funeral de Estado realiza-se a partir das 15:30 de terça-feira, no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

SF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).