Novo Banco: Presidente considera que "é prematura uma opinião" sobre o processo

| Política
Porto Canal com Lusa

Cascais, Lisboa, 04 jan (Lusa) - O Presidente da República considerou hoje, questionado sobre o processo de venda do Novo Banco e sobre a possibilidade de o Governo optar pela sua nacionalização, que "é prematura uma opinião" e que se deve "esperar para ver".

Em resposta aos jornalistas, no final de uma visita a uma escola no concelho de Cascais, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou: "Eu acho que é prematura uma opinião. O Banco de Portugal ainda não se pronunciou publicamente, o Governo depois vai pronunciar-se".

"Não sabemos se haverá depois ainda negociações. Vamos esperar para ver", acrescentou.

Interrogado sobre a subida da inflação na zona euro, e em particular na Alemanha, e a forma como isso poderá afetar o comportamento do Banco Central Europeu e os juros da dívida pública portuguesa, o chefe de Estado defendeu igualmente que é preciso "esperar para ver".

"Vamos esperar para ver. Não há neste momento preocupações que se coloquem em relação à dívida pública portuguesa", declarou.

Segundo o Presidente, "há sinais de que a inflação pode subir", mas trata-se de "um dado que ainda não é assente" e "não vale a pena estar a fazer previsões".

Por outro lado, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que, "quando se olha para os juros, deve deduzir-se a taxa de inflação", dando exemplos com valores dos últimos anos.

"É essa operação que se deve fazer, e ao longo dos anos é isso que vai sendo feito", reforçou.

IEL // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Mortágua acusa Governo de ter no programa medidas que não são para cumprir

A coordenadora do BE considerou este sábado que o Governo inscreveu no seu programa medidas que não tenciona cumprir, como a descida do IRS, e acusou PSD e CDS-PP de terem “cadastro” no que toca às respostas para os idosos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".