Governo quer políticas de cultura ligadas ao "desenvolvimento económico"

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 15 nov (Lusa) -- O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, reafirmou hoje a necessidade de ligar a cultura "às políticas de desenvolvimento económico e do território e projetar um articulação com os fundos comunitários", até 2020.

O responsável falava à margem do seminário Cultura 2020, que decorre durante todo o dia em Serralves, em que vários especialistas fazem o ponto de situação de dez estudos em curso sobre o setor da cultura que, lembrou Jorge Barreto Xavier, "é o maior conjunto de estudos que se fez desde sempre" sobre esta área, em Portugal.

Segundo o governante, estes estudos, em conjunto com a criação da Conta Satélite para a Cultura pelo Instituto Nacional de Estatística, têm por objetivo "dotar o país de um conjunto de parâmetros para se poder desenvolver políticas públicas na área da cultura e ligá-las às políticas de desenvolvimento económico e do território, e projetar um articulação com os fundos comunitários, para o período de 2014 a 2020".

Traduzindo em resultados práticos, o secretário de Estado afirmou que, no final dos estudos, que deverão estar prontos no primeiro semestre de 2014, será possível saber, entre outras coisas, "quantas pessoas trabalham na cultura, qual o montante no Produto Interno Bruto da cultura, quantas pessoas vão visitar os museus e de que forma é que os visitam, saber a importância dos espetáculos e das artes em geral".

Jorge Barreto Xavier lembrou, por exemplo, que "para aí dez por cento dos estudantes universitários em Portugal estão em cursos associados à área da cultura". "Portanto - prosseguiu o membro do Governo - é preciso projetar no futuro a presença e o emprego destes jovens e, obviamente, estes parâmetros vão-nos ajudar a isso".

À margem do seminário, o secretário de Estado assinou, com o realizador Manoel de Oliveira e a Fundação de Serralves, um protocolo para esta instituição criar a Casa do Cinema- Manoel de Oliveira, num espaço a ser projetado pelo arquiteto Siza Vieira.

A esse propósito, Jorge Barreto Xavier assinalou que hoje era um dia de boas notícias, porque, além do protocolo firmado, "hoje faz 180 anos o Museu Nacional Soares dos Reis", o Presidente da República iria estar no museu de Tibães, em Braga, "a valorizar o património cultural".

DP/MZB // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.