CGD: "Essencial é a recapitalização com a gestão que a tutela entender" - trabalhadores

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 nov (Lusa) - A Comissão de Trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos insistiu hoje que "o essencial" é a recapitalização do banco, independentemente da administração nomeada, face à polémica sobre os encontros do presidente em Bruxelas quando ainda era quadro do BPI.

"O essencial é o processo de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) com a gestão que a tutela entender", disse o coordenador da Comissão de Trabalhadores (CT), Jorge Canadelo.

Para o representante dos trabalhadores, o importante é a reestruturação da Caixa, para que esta seja mais eficaz e mantenha os postos de trabalho, e o apoio do Governo, da tutela e dos reguladores, no sentido de fazer com que o banco seja influente na economia do país.

Esta é a reação da CT face à mais recente polémica em torno da Caixa, depois da Comissão Europeia ter confirmado na quarta-feira ter-se reunido com o atual presidente da CGD, António Domingues, para debater a recapitalização do banco público quando este ainda não tinha sido nomeado para o cargo e pertencia aos quadros do BPI, após o eurodeputado José Manuel Fernandes (PSD) ter levantado essa questão.

A CT diz não ter evidências factuais sobre esta questão, uma vez que apenas dela teve conhecimento pela comunicação social e já que o Governo não prestou qualquer informação aos trabalhadores.

À semelhança do que disse na semana passada, também hoje a CT criticou o facto de se "colocar à frente o acessório em vez do essencial".

O Governo já veio hoje negar que António Domingues estivesse na posse de informação privilegiada sobre a CGD quando participou, como convidado, em três reuniões com a Comissão Europeia para debater a recapitalização do banco, segundo declarações citadas pela rádio TSF, do secretário de Estado Adjunto, do Tesouro e Finanças, Ricardo Mourinho Félix.

Ao impasse em torno da entrega das declarações de rendimentos pela nova administração da CGD, junta-se agora esta nova polémica que já levou também hoje o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, a dizer que se impõe ao Governo, e nomeadamente ao primeiro-ministro, um "esclarecimento urgente" sobre tais encontros em Bruxelas.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da CGD não quis prestar quaisquer declarações.

JMG (PPF/DD/IG)// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

Assembleia do Livre aprova lista para as europeias com mais abstenções do que votos a favor

A Assembleia do Livre aprovou esta noite a lista de candidatos às eleições europeias, encabeçada pelo investigador Francisco Paupério, com 13 votos a favor, 18 abstenções e seis contra.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".