Tufão Haiyan chega ao norte do Vietname após passagem devastadora pelas Filipinas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Ho Chi Minh, Vietname, 11 nov (Lusa) -- O tufão Haiyan chegou hoje ao norte do Vietname com ventos de mais de 100 quilómetros por hora, três dias após a sua passagem devastadora pelas Filipinas, onde fez milhares de mortes, informou a imprensa estatal.

O tufão entrou de madrugada nas províncias de Nam Dinh e Quang Ninh, onde se situa a Baía de Ha Long, após uma mudança de trajetória para norte enquanto cruzava o Mar da China Meridional, refere o diário Than Nien.

O Haiyan chegou com menos força ao Vietname onde, de acordo com o Centro Nacional de Previsões Meteorológicas, se irá deslocar rumo a norte a uma velocidade de 30 quilómetros por hora, com ventos de entre 62 e 88 quilómetros por hora e rajadas de até 117.

Em Ha Long, várias estradas ficaram inundadas na sequência da subida de meio metro do nível do mar, enquanto a força do vento arrancou árvores e causou danos em diversas casas, de acordo com o portal Tuoi Tre, citado pelas agências.

Pelo menos cinco pessoas morreram e outras 22 ficaram feridas em vários acidentes, enquanto as autoridades se preparavam para a chegada do tufão que obrigou já a retirar cerca de 600 mil pessoas na zona do litoral central e norte do país.

O Centro Nacional de Previsões Meteorológicas vietnamita prevê que o Haiyan abandone o Vietname durante a tarde, entrando nas províncias do sul da China, mais debilitado, já com a categoria de tempestade tropical.

O Haiyan chegou ao Vietname depois de arrasar várias regiões do leste das Filipinas, onde as autoridades estimam que o tufão causou pelo menos 10 mil mortos.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.