Filipinas declaram estado de emergência em Tacloban

Filipinas declaram estado de emergência em Tacloban
| Mundo
Porto Canal

As autoridades filipinas declararam hoje o estado de emergência na cidade de Tacloban, na ilha de Leyte, onde, segundo estimativas oficiais, podem ter morrido dez mil pessoas, noticia a agência Efe.

Foi também decretado o recolher obrigatório com o objetivo de travar os saques e a proliferação de outros delitos depois de a cidade se ter tornado num local "sem lei" após a passagem do tufão Haiyan na passada sexta-feira.

"As pessoas iam aos supermercados, lojas, farmácias. Basicamente levavam tudo o que podiam, porque não havia qualquer tipo de lei nem ordem e precisavam de comida e de água", contou à agência Efe Lynette Lim, que colabora com a organização Save the Children e assistiu ao caos que se verificou na cidade quando o tufão a atingiu.

A Polícia Nacional das Filipinas e as Forças Armadas enviaram cerca de um milhar de efetivos adicionais para Tacloban, a aproximadamente 580 quilómetros a sudeste de Manila, para assegurar a paz e a ordem na região, segundo a imprensa local.

A falta de bens de primeira necessidade tornou a situação insustentável, num cenário agravado com o facto de milhares de pessoas procurarem um lugar nos helicópteros militares para abandonarem a cidade.

Contudo, as equipas de resgate não conseguiram alcançar por completo a ilha, pelo que há muitas zonas que permanecem isoladas, desconhecendo-se a situação real.

Números não oficiais e relatórios do terreno apontam para dezenas de milhares de mortos na ilha de Leyte, onde o Conselho para a Gestão e Redução de Desastres prossegue com a lenta contagem oficial dos corpos.

O mais recente relatório do organismo governamental filipino coloca o número de vítimas mortais em todo o país em 255, contabiliza 71 feridos e 38 desaparecidos, elevando o universo de afetados pelo tufão para quase 9,7 milhões e o de deslocados para 615 mil, dos quais 433 mil estão nos 1.444 centros de abrigo.

Após arrasar o centro das Filipinas, o Haiyan entrou, esta madrugada, no norte do Vietname, onde foram retiradas cerca de 600 mil pessoas, seguindo depois para o sul da China, onde chega mais debilitado, com a categoria de tempestade tropical.

+ notícias: Mundo

Ataque com espada em Londres fecha estação de metro. Suspeito já foi detido

Um homem com uma espada foi detido na manhã desta terça-feira em Londres depois de ter sido emitido o alerta para a possibilidade de várias pessoas terem sido esfaqueadas, avança a imprensa inglesa. Além de transeuntes foram também atacados dois polícias e cinco pessoas foram transportadas para o hospital.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.