CGD: Jerónimo (PCP) afirma que "problema está colocado ao Governo do PS"

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 nov (Lusa) - O secretário-geral do PCP declarou hoje que a polémica com as declarações de rendimentos da nova administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) "é um problema que está colocado ao Governo do PS", que deverá decidir.

"É um problema que está colocado ao Governo do PS, que procurará com certeza garantir e salvaguardar a recapitalização, mas é o Governo do PS que decide", afirmou Jerónimo de Sousa, à margem de um encontro com "Os Verdes", em Lisboa, questionado sobre a possibilidade de alguns elementos escolhidos para o banco público desistirem de assumir funções.

O Tribunal Constitucional notificou quarta-feira os membros da administração da CGD para que entreguem as declarações de rendimentos e o Presidente da República reuniu-se, segundo o semanário Expresso, com o presidente do banco público, António Domingues, na quinta-feira depois de já ter publicado uma nota em que vincava a obrigação legal de declarações de rendimentos e de património daqueles responsáveis junto do Palácio Ratton no início e final do mandato.

"Este processo de recapitalização não pode contrariar também a necessidade de os administradores assumirem, com transparência, a declaração de seus rendimentos e património, como um ato natural. Quem não deve não teme", continuou o líder comunista, frisando a "necessidade de recapitalização do banco público e não uma visão privada ou privatista" daquela instituição financeira.

HPG // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.