PS recusa integrar comissão para Reforma do Estado e acusa Governo de "manobras políticas"

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 08 nov (Lusa) - O líder da bancada parlamentar, socialista, Alberto Martins, reiterou hoje que o PS não aceita integrar a comissão para a Reforma do Estado, desafiando o Governo "a parar com manobras políticas e a apresentar propostas concretas".

PSD e CDS-PP insistiram hoje para que os socialistas integrem a Comissão para a Reforma do Estado, alegando que o secretário-geral dos PS, António José Seguro, manifestou abertura para debater esta matéria no parlamento.

Numa declaração aos jornalistas na sede da federação do PS/Porto, Alberto Martins foi perentório: "O PS desafia o Governo a parar com manobras políticas e a apresentar propostas concretas".

"O PS não aceita integrar essa comissão parlamentar, acha que é inútil. As propostas concretas devem ser apresentadas na Assembleia da República, discutidas no âmbito das comissões que hoje existem", respondeu aos jornalistas.

Interrogado sobre o porquê da insistência dos partidos que formam o Governo de coligação, o líder da bancada parlamentar do PS considera que se trata de "uma manobra política que só tem uma resposta: venham propostas concretas para a Assembleia da República".

"[É] uma comissão inútil, é uma tentativa de instrumentalização, de governamentalização da Assembleia da República. É inútil. Já há comissões que abranjam todas as temáticas da Reforma do Estado", justificou.

O PS entende por isso, pela voz de Alberto Martins, "que o Governo deve apresentar propostas concretas na Assembleia da República, às quais o PS responderá em termos de debate, como tem feito e como está a fazer hoje relativamente ao código do IRC".

"O PS não se furtará, como nunca se furta a nenhum debate. A reforma do Estado precisa sobretudo de propostas concretas e não de mais comissões. (...) Estamos como estivemos sempre disponíveis para o debate", reiterou.

Numa carta hoje dirigida à presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, e tornada pública, os líderes parlamentares do PSD, Luís Montenegro, e do CDS-PP, Nuno Magalhães, referem que António José Seguro, em entrevista à TVI, na quinta-feira, afirmou que "o PS não faltará a nenhum debate, nem voltará as costas quando está em causa o interesse nacional", acrescentando que "há hipótese, no parlamento".

Com base nestas afirmações, Luís Montenegro e Nuno Magalhães concluem: "Parece estar assim assegurada a condição imposta pela senhora presidente da Assembleia da República para dar posse à Comissão Eventual para a Reforma do Estado e assim se cumprir a resolução do parlamento".

Nesse sentido, consideram que Assunção Esteves deve pedir ao PS e demais grupos parlamentares a indicação dos respetivos deputados que integrarão aquela comissão, cuja criação foi aprovada em janeiro, através de um projeto de resolução da maioria PSD/CDS-PP que teve os votos contra dos partidos da oposição, que recusaram integrá-la.

JF (IEL/ACL) // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.