Instituição financeira pública terá "vocação grossista" e não será concorrente da banca - Pires de Lima

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 nov (Lusa) - O Ministro da Economia, António Pires de Lima, assegurou hoje que a nova instituição financeira pública a ser criada terá "uma vocação grossista", sem entrar em concorrência com a banca, mas complementando a atuação desta.

"É uma instituição financeira, de vocação grossista e teremos de aguardar mais uns dias para compreender a dimensão deste modelo", referindo que a sede efetiva do novo banco será no Porto, afirmou Pires de Lima.

No entanto, garantiu o ministro, a nova instituição, "não vai entrar em registo de concorrência com a banca, mas sim complementar a atuação da banca e ser um instrumento anticíclico dirigido ao financiamento e capitalização das pequenas e médias empresas (PME)".

O Ministro da Economia falava numa conferência de imprensa destinada a apresentar a Estratégia de Fomento Industrial para o Crescimento e o Emprego 2014-2020, hoje aprovada em Conselho de Ministros.

A estratégia vai ser monitorizada por um Conselho para a Indústria composto por "personalidades com reconhecida experiência e mérito", segundo o documento hoje aprovado pelo Governo

Segundo o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, a estratégia hoje aprovada, depois para consulta pública e será objeto de reuniões com os parceiros sociais e associações empresariais.

A estratégia pretende relançar o país numa trajetória de crescimento sustentável da economia e do emprego, assente no aumento das exportações, na captação do investimento, na estabilização do consumo privado e na qualificação do capital humano.

Está ainda assente em nove eixos de atuação: consolidação e revitalização do tecido empresarial; estabilização da procura interna; qualificação: educação e formação; financiamento; promoção do investimento; competitividade fiscal; internacionalização; inovação, empreendedorismo e investigação e desenvolvimento; e infraestruturas logísticas.

SMS (RCR)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.