Líderes da África Austral e dos Grandes Lagos condenam "violência da Renamo"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Maputo, 06 nov (Lusa) - A comunidade da África Austral e a Conferência Internacional sobre a Região dos Grande Lagos (ICGLR) condenaram "os recentes atos de violência" alegadamente perpetrados pela Renamo, principal partido da oposição em Moçambique, exortando o movimento a "cessar as ações".

Moçambique vive sob o espetro de guerra, devido a confrontos entre o exército moçambicano e alegados homens da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), no centro do país, motivados por desentendimentos entre o Governo moçambicano e o principal partido da oposição em torno da lei eleitoral.

Segundo a estatal Agência de Informação de Moçambique (AIM), num comunicado final sobre a cimeira, dedicada ao conflito na RDCongo, os chefes de Estado da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral) e da ICGLR condenaram a Renamo devido "aos recentes atos de violência" alegadamente protagonizados pelo movimento.

No texto final sobre o encontro, realizado na capital da África do Sul, Pretória, os líderes da SADC e da ICGLR apelaram à força política de Afonso Dhlakama para "cessar os atos de violência" contra alvos civis e militares.

Comentando o posicionamento dos chefes de Estado das duas organizações, o primeiro-ministro moçambicano, Alberto Vaquina, que representou na reunião o chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza, afirmou que África não vai permitir que Moçambique entre numa situação de guerra, como a que assolou o país durante 16 anos.

"Por enquanto, pensamos que esta é uma matéria interna que, nós os moçambicanos, podemos resolver entre nós", afirmou Alberto Vaquina, em resposta a perguntas dos jornalistas sobre um eventual pedido de apoio militar à SADC.

O Zimbabué, país vizinho e parceiro de Moçambique na SADC, já anunciou a sua disponibilidade para intervir militarmente contra a Renamo, caso a instabilidade afete o seu comércio internacional, que transita pelo corredor moçambicano da Beira, centro do país, região afetada pelos confrontos.

PMA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.