Portugal vai prosseguir diligências para valorizar méritos da candidatura de Guterres à ONU

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 28 set (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros português afirmou hoje que as diligências diplomáticas vão prosseguir "para valorizar os méritos" da candidatura de António Guterres à liderança das Nações Unidas, que terá como nova concorrente a búlgara Kristalina Georgieva.

A Bulgária mudou hoje a sua candidata ao cargo de secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), substituindo Irina Bokova pela vice-presidente da Comissão Europeia Kristalina Georgieva.

Questionado se a diplomacia portuguesa vai reforçar os esforços para promover a candidatura do antigo primeiro-ministro português, Augusto Santos Silva negou.

"As diligências continuarão no sentido de valorizar os méritos da nossa candidatura. Essa é a única coisa que nos interessa", garantiu.

O ministro comentou que, concluída a primeira fase de seleção, que implicou cinco votações do Conselho de Segurança, todas vencidas por António Guterres, se entrará agora "noutra fase do processo".

"Esta nova fase é de natureza ligeiramente diferente, mas inscreve-se na continuidade da primeira", comentou.

Na próxima votação, prevista para a próxima semana, serão diferenciados os votos dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança - Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido, com direito de veto - dos votos dos restantes dez membros não permanentes.

Santos Silva falava aos jornalistas à entrada para a comissão de Assuntos Europeus, onde a deputada do PSD Rubina Berardo reiterou o apoio da bancada social-democrata à candidatura de Guterres, que durante dez anos foi alto-comissário da ONU para os Refugiados.

O PSD foi o único partido que manifestou, hoje, apoio a Guterres, no âmbito da reunião da comissão parlamentar de Assuntos Europeus.

Na resposta à posição do PSD, Santos Silva assinalou o apoio dos partidos na campanha para o cargo de secretário-geral da ONU.

"Conheço bem, agradeço e saliento o apoio das forças políticas e o empenhamento de todos os órgãos de soberania, incluindo esta Assembleia, na promoção da candidatura do engenheiro António Guterres", disse.

O ministro apontou que a candidatura de Guterres tem "quatro forças essenciais: as qualidades pessoais do candidato, a posição portuguesa e a diplomacia portuguesa, a transparência com que a candidatura foi apresentada e o apoio unânime de que beneficia em Portugal".

Antes, em declarações aos jornalistas, o governante sublinhou que "se tem formado um consenso no Conselho de Segurança" sobre os méritos da candidatura de António Guterres, recordando que, à quinta votação, é o único que tem mais do que os nove votos necessários para ser eleito.

Na última votação, na passada segunda-feira, obteve 12 votos "encoraja", dois "desencoraja" e um "sem opinião", uma repetição dos resultados da votação anterior.

A vice-presidente da Comissão Europeia Kristalina Georgieva, candidata apoiada pela chanceler alemã, Angela Merkel, é considerada a mais difícil adversária do ex-primeiro-ministro português.

O Governo português tem destacado a transparência do processo de candidatura de Portugal, apresentada em fevereiro passado, e a participação de Guterres nos vários processos, como debates e audições na ONU.

"Temos uma personalidade com qualidades pessoais, com experiência política, com conhecimento sobre a cena internacional e com experiência no âmbito das Nações Unidas, que representa a melhor escolha possível, do nosso ponto de vista, para o cargo de secretário-geral da ONU", destacou.

JH // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Assembleia do Livre aprova lista para as europeias com mais abstenções do que votos a favor

A Assembleia do Livre aprovou esta noite a lista de candidatos às eleições europeias, encabeçada pelo investigador Francisco Paupério, com 13 votos a favor, 18 abstenções e seis contra.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".