PSD diz que Costa está em negação e aconselha Governo a ouvir alertas

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 set (Lusa) - O líder parlamentar do PSD recomendou hoje ao Governo que ouça os alertas do Fundo Monetário Europeu, considerando que as instituições internacionais e nacionais estão a evidenciar os "falhanços" da governação de António Costa, que está em "absoluta negação".

"Olhando para aquilo que é o rigor com que estas instituições normalmente analisam a situação nos países, quer-me parecer que era um alerta que devia ser ouvido e escutado pelo Governo", afirmou o presidente da bancada do PSD, Luís Montenegro, em declarações aos jornalistas no parlamento.

Num relatório hoje divulgado, o Fundo Monetário Internacional (FMI) recomendou que o Governo socialista aplique medidas de austeridade de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), cerca de 900 milhões de euros, no próximo ano, focando-se nos salários e pensões da função pública e insistiu que são precisas "mais medidas adicionais" para que Portugal cumpra a meta do défice com que se comprometeu para este ano, de 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB).

Sublinhando que as instituições internacionais e nacionais estão a evidenciar as "fraquezas e falhanços da governação do doutor António Costa", Luís Montenegro disse esperar que na "dicotomia de ideias" que existe, seja o executivo socialista a ter razão e não o FMI, a Comissão Europeia, o Conselho de Finanças Públicas, o Banco de Portugal e a Unidade Técnica de Apoio Orçamental da Assembleia da República.

"Nós todos esperamos que não sejam os portugueses a pagar esta teimosia do primeiro-ministro em não querer ver aquilo que está a acontecer à sua volta", sublinhou, acusando António Costa de estar em "absoluta negação".

"O FMI é apenas mais uma instituição que não confia na obtenção dos resultados a que o Governo português se propôs para 2016, mas a Comissão Europeia já disse exatamente a mesma coisa, instituições nacionais com o Conselho de Finanças Públicas, a Unidade Técnica de Apoio Orçamental da Assembleia da República, o próprio Banco de Portugal, têm evidenciado a debilidade da argumentação do Governo e do primeiro-ministro", acrescentou.

VAM (ND/SP) // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Morreu antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro

O antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro morreu aos 88 anos, informou esta segunda-feira o partido, que destaca a sua dedicação à luta “pela emancipação dos povos, pela democracia, o progresso social, a paz e o socialismo”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".