CDS-PP atribui descida do desemprego ao mérito das empresas e trabalhadores

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 31 out (Lusa) - O líder parlamentar do CDS-PP, Nuno Magalhães, apelou hoje ao fim do "discurso desresponsabilizador" do mérito das empresas e dos trabalhadores no decréscimo do desemprego.

"É bom terminar com este discurso desresponsabilizador do mérito de Portugal, dos portugueses, das empresas e dos trabalhadores", afirmou o líder parlamentar centrista no debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2014.

Nuno Magalhães referia-se à taxa de desemprego que se situou, em setembro, nos 16,3%, ligeiramente abaixo dos 16,5% registados em agosto e dos 16,4% verificados um ano antes, conforme revelou hoje o Eurostat, o gabinete de estatística da União Europeia.

"É um facto positivo, senhores deputados, é um facto e é positivo. Não devem fazer disto uma tragédia, isto é um facto bom para os portugueses, é um facto que se deve muito ao mérito das empresas e dos trabalhadores portugueses", afirmou Nuno Magalhães, destacando que "é a primeira vez desde 2008 em que há também um decréscimo em termos homólogos".

De acordo com o Eurostat, apesar desta ligeira descida em termos mensais, Portugal mantém a quinta taxa de desemprego mais elevada da União Europeia, apenas atrás da Grécia (27,6%), da Espanha (26,6%), da Croácia (17,2%) e de Chipre (17,1%).

O CDS-PP voltou a defender que "a oito meses e a três avaliações" do fim do programa de assistência económica e financeira "exige-se da parte de todos responsabilidade, especialmente de diálogo e compromisso".

Nuno Magalhães situou a necessidade de consensos sobretudo na reforma do IRC e também na reforma do IRS, para a qual foi anunciada pelo vice-primeiro-ministro na quarta-feira a criação de uma comissão.

Na reposta, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou que para "defender os interesses nacionais" Governo e oposição estão "livremente condenados" a entender-se, "sem complexos", sem que tal tenha que acontecer "às escondidas".

ACL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.