Ministra das Finanças diz que é preciso cortar salários e pensões

Ministra das Finanças diz que é preciso cortar salários e pensões
| Política
Porto Canal

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou hoje que a margem de manobra para cortar despesas de consumos do Estado e para cortar no investimento é curta, e que os cortes terão necessariamente de cair sobre os salários e as pensões.

"A redução efetiva da despesa pública é a opção responsável e exige um programa abrangente que inclua todas as rubricas. Continuaremos a fazer um esforço de redução de consumos intermédios e continuaremos a adequar as despesas de investimento público ao contexto de ajustamento. As rubricas de consumos intermédios e despesa com capital, porem, representam apenas 13% do total da despesa pública em 2013, e reduções adicionais e substanciais destas despesas podem por em causa o funcionamento dos serviços essenciais às populações ou o próprio nível de ideal de serviço público", defendeu a governante.

Maria Luís Albuquerque, que fazia uma intervenção no Parlamento naquele que é o primeiro dia de debate sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2014, voltou então a defender a necessidade de fazer cortes na despesa do Estado com salários dos trabalhadores em funções públicas e dos pensionistas.

"Neste quadro, para diminuirmos a despesa pública para um nível que o Estado pode sustentar, e para o nível que os portugueses podem suportar em termos de carga fiscal, a redução terá de se estender às áreas de prestações sociais e despesas com pessoal. Recordo que estas duas áreas em conjunto perfazem 70% da despesa pública total", afirmou.

A governante tentou então passar a garantia que o atual Governo tem presente que esta proposta "exige, assim, sacrifícios adicionais aos funcionários públicos e aos pensionistas e que a proposta em si é "dura e difícil", mas considera que as medidas que decidiram incluir na proposta de orçamento que hoje discutem "são equitativas, são abrangentes, e são as estritamente necessárias".

Maria Luís Albuquerque fez questão também de garantir que Portugal conseguiu cumprir a meta do défice estrutural em 0,5% do PIB este ano, ao contrário do que os cálculos da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) sugerem.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.