O presidente do PSD acusou hoje o secretário-geral do PS de "contar uma história que não existe" sobre as contas públicas, e defendeu que está tudo a correr como previsto, invocando a Comissão Europeia.
Durante uma ação de campanha da coligação PSD/CDS-PP, em Bragança, Passos Coelho citou a declaração que o vice-presidente da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis fez à Lusa sobre o impacto da capitalização do Novo Banco nas contas de 2014: "Trata-se de uma questão meramente contabilística e não afeta o trajeto de Portugal na correção do défice excessivo nem exige medidas compensatórias".
Quanto ao défice de 4,7% registado no primeiro semestre de 2015, em resposta aos jornalistas, o primeiro-ministro afirmou que "está de acordo com o que estava previsto no Programa de Estabilidade", acrescentando: "Portanto, nós estamos a cumprir as nossas metas, e iremos, até ao final deste ano, atingir um défice inferior a 3%".
Segundo Pedro Passos Coelho, os dados da execução orçamental que vão ser divulgados na sexta-feira apontam para que os objetivos traçados pelo Governo PSD/CDS-PP "estejam bem encaminhados".
Imagem: PàF