Portugal-China/500 anos: Portugal ainda a dar os primeiros passos no mercado turístico chinês

| Economia
Porto Canal / Agências

Redação, 01 jun (Lusa) -- O presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) disse à Lusa que Portugal ainda está a "gatinhar" no que diz respeito à captação do mercado turístico chinês e que, apesar dos esforços, pode passar despercebido.

Para Pedro Costa Ferreira, "a abordagem ao mercado chinês é particularmente difícil para os operadores portugueses", sobretudo "porque não existe conhecimento do país", pelo que Portugal é ainda uma "start-up" face à China, apesar de o primeiro português ter chegado à China, há 500 anos, em 1513 e de Portugal ter administrado Macau durante quase 450 anos.

O presidente da APAVT referiu ainda que a promoção turística num mercado como a China é complexa também porque "não existe um mercado chinês por definição, mas existe uma diversidade de mercados chineses, pelo que a exploração dessa diversidade exige recursos consideráveis".

Em 2011, Portugal recebeu 40.533 visitantes provenientes da China, o que representou um aumento de 25,95%face ao ano anterior, num total de 77.892 dormidas, mais 23,29% do que em 2010, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística disponibilizados pelo Turismo de Portugal.

"Não tenho uma ideia naturalmente negativa da promoção portuguesa na China. Tenho a ideia de que temos de dar tudo o que temos e que, mesmo assim pode acontecer, se me permite a expressão, que os chineses não se apercebam de que nós existimos", alertou Pedro Costa Ferreira.

Para promover a oferta turística portuguesa, a APAVT integrou duas viagens à China com membros do Governo no ano passado e formalizou protocolos com três congéneres locais.

Pedro Costa Ferreira salientou que outra das vantagens da China, para além do número potencial de turistas, é que os visitantes provenientes daquele país "quando procurarem Portugal não procurarão nunca o produto sol e mar", o que significa que a aposta nos restantes produtos como cultura e história deve ser reforçada.

Em 2012, a China ultrapassou a Alemanha em termos de mercados emissores de turistas e tornou-se no mais importante país para o setor em termos de despesa, revelou a Organização Mundial de Turismo (OMT) com base em números referentes a abril.

TDI // JMR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Consignação do IRS. Instituições receberam mais de 33 milhões de euros em 2023

Os contribuintes consignaram 33,2 milhões de euros de IRS em 2023, superando os 30,5 milhões atribuídos um ano antes, segundo dados do Ministério das Finanças.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.