Ministra da Administração Interna queria “maior solidariedade” da União Europeia
Porto Canal (IYM)
A Ministra da Administração Interna, Constança Urbano Sousa, disse esta manhã que esperava “maior solidariedade” de parceiro europeus face ao pedido de apoio de Portugal para combater incêndios. A Ministra esteve, esta quinta-feira, de visita ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Arouca.
Constança Urbano Sousa, responsável pela pasta da Administração Interna, mostrou-se insatisfeita com a resposta dos parceiros europeus face ao pedido de ajuda de Portugal para combater as chamas de todo o país.
"Estava à espera de uma maior solidariedade dos parceiros europeus", disse a Ministra, sublinhando que Marrocos respondeu prontamente ao pedido de auxílio, mesmo não sendo pertencente à União Europeia.
"Ontem [quarta-feira] à noite, às 19:30, falei com o ministro do interior marroquino e hoje de manhã já estavam os dois Canadair marroquinos a operar aqui em Castelo de Paiva", disse Constança Urbano Sousa, em visita a Arouca.
Portugal acionou o mecanismo europeu de proteção civil, na quarta-feira, e como ajuda espera-se um Candair italiano, estando já a voar em ‘céus portugueses’ dois Canadair espanhóis.
A Ministra da Administração Interna anunciou, na quarta-feira, ter sido acionado o protocolo bilateral estabelecido com a Federação Russa para a vinda de mais meios. Contudo, não especificou quantos são ou quando vão chegar.