Aviões Canadair de Marrocos já estão em Portugal, italiano chega à tarde

Aviões Canadair de Marrocos já estão em Portugal, italiano chega à tarde
| País
Porto Canal com Lusa

Os dois aviões Canadair vindos de Marrocos chegaram hoje a Portugal para ajudar no combate aos incêndios e um outro proveniente de Itália deverá chegar à tarde, segundo uma fonte governamental.

Fontes do Ministério da Administração Interna (MAI) e da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) adiantaram à agência Lusa que os dois aviões cedidos por Marrocos já estão na Lapa, concelho de Arouca, no distrito de Aveiro.

Na sequência do acionamento formal do mecanismo europeu de proteção civil pelo Governo português, deverá chegar pelas 13:30 de hoje a Portugal um avião Canadair italiano.

Estes meios marroquinos e italiano vêm juntar-se aos dois Canadair disponibilizados por Espanha, que já estão a ajudar no combate aos fogos.

A ministra da Administração Interna anunciou na quarta-feira ter sido acionado o protocolo bilateral estabelecido com a Federação Russa para a vinda de mais meios, sem especificar, porém, quantos são ou quando chegam.

Constança Urbano de Sousa está hoje de manhã em Gondomar, distrito do Porto, e vai estar às 12:00 no quartel dos Bombeiros Voluntários de Arouca para acompanhar a situação dos incêndios.

+ notícias: País

Conflitos, imigração, INEM e polícia entre dez candidatas a Palavra do Ano 2024

Conflitos, imigração, INEM e polícia são algumas das dez palavras finalistas para a escolha de “A palavra do Ano”, uma iniciativa da Porto Editora para apurar os vocábulos mais pesquisados e que refletem os temas que marcaram o ano.

Banco Alimentar recolhe mais de 2,2 mil toneladas de alimentos no fim de semana

A campanha do Banco Alimentar contra a Fome recolheu este fim de semana mais de 2.213 toneladas de alimentos em mais de duas mil superfícies comerciais do país, avançou a instituição de solidariedade social.

Sindicato dos Jornalistas pede reunião urgente ao Governo sobre crise na dona da Visão

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) vai pedir uma reunião ugente ao ministro com a tutela da comunicação social, Pedro Duarte, para debater a crise da Trust in News (TiN), dona da Visão, Exame, entre outros títulos.