Aviões Canadair de Marrocos já estão em Portugal, italiano chega à tarde

Aviões Canadair de Marrocos já estão em Portugal, italiano chega à tarde
| País
Porto Canal com Lusa

Os dois aviões Canadair vindos de Marrocos chegaram hoje a Portugal para ajudar no combate aos incêndios e um outro proveniente de Itália deverá chegar à tarde, segundo uma fonte governamental.

Fontes do Ministério da Administração Interna (MAI) e da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) adiantaram à agência Lusa que os dois aviões cedidos por Marrocos já estão na Lapa, concelho de Arouca, no distrito de Aveiro.

Na sequência do acionamento formal do mecanismo europeu de proteção civil pelo Governo português, deverá chegar pelas 13:30 de hoje a Portugal um avião Canadair italiano.

Estes meios marroquinos e italiano vêm juntar-se aos dois Canadair disponibilizados por Espanha, que já estão a ajudar no combate aos fogos.

A ministra da Administração Interna anunciou na quarta-feira ter sido acionado o protocolo bilateral estabelecido com a Federação Russa para a vinda de mais meios, sem especificar, porém, quantos são ou quando chegam.

Constança Urbano de Sousa está hoje de manhã em Gondomar, distrito do Porto, e vai estar às 12:00 no quartel dos Bombeiros Voluntários de Arouca para acompanhar a situação dos incêndios.

+ notícias: País

Quando é que o céu se volta a pintar de rosa? A resposta dos especialistas para o fenómeno raro em Portugal

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana, especialmente a Norte.

Protecção Civil com 300 operacionais para apoiar peregrinos em Fátima

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai ter cerca 300 operacionais para prestar assistência aos peregrinos que se deslocam ao Santuário de Fátima, numa operação que decorre entre este domingo e segunda-feira.

Número de casos de tosse convulsa aumenta em Portugal

Um aumento significativo no número de casos de tosse convulsa tem sido observado em Portugal, com um aumento alarmante de 86% nos casos confirmados, especialmente entre as faixas etárias de crianças entre 10 e 13 anos, assim como em bebés com menos de um ano. Esta tendência preocupante tem levado a Direção-Geral da Saúde (DGS) a apelar à população para aderir à vacinação.