Portugal aguarda na próxima semana parecer da Comissão Europeia sobre sardinha

| Economia
Porto Canal com Lusa

Horta, Açores, 22 jul (Lusa) -- A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, afirmou hoje que espera receber na próxima semana o parecer da Comissão Europeia ao plano conjunto de Portugal e Espanha para a pesca sustentável da sardinha.

"Espero na próxima semana ter um parecer da Comissão sobre esta matéria e poder tomar uma decisão internamente", referiu Ana Paula Vitorino, à margem da conferência "Política Marítima Integrada -- Balanço e Desafios Futuros", que decorre na Horta, ilha do Faial, nos Açores.

O plano de sustentabilidade para as capturas de sardinha na Península Ibérica foi apresentado à Comissão Europeia na terça-feira, documento que prevê um aumento "substancial" de capturas possíveis este ano.

Ana Paula Vitorino precisou, em Bruxelas, que o plano prevê que Portugal e Espanha possam capturar este ano até um total de 17 mil toneladas de sardinha, cerca de dois terços para Portugal e outro terço para Espanha, à imagem do que tem sido o "histórico".

"Aquilo que ficou combinado na terça-feira, quando reuni com a Comissão, é que nós iríamos enviar ainda esta semana a formalização do pedido, com a justificação socioeconómica e científica. Essa justificação foi enviada na quinta-feira", revelou hoje a ministra do Mar.

RME/RF (ACC/IG)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Consignação do IRS. Instituições receberam mais de 33 milhões de euros em 2023

Os contribuintes consignaram 33,2 milhões de euros de IRS em 2023, superando os 30,5 milhões atribuídos um ano antes, segundo dados do Ministério das Finanças.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.