Bruxelas multa em 2,93 mil ME cinco construtores de camiões por práticas de cartel

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 19 jul (Lusa) -- A Comissão Europeia aplicou hoje uma multa de quase 2,93 mil milhões de euros a cinco dos principais construtores de camiões por 14 anos de práticas de cartelização de preços.

A multa atinge as alemãs MAN (subsidiária da Volkswagen) e Daimler, a sueco-francesa Volvo/Renault, a holandesa DAF e a italiana Iveco, que, segundo Bruxelas, "violaram as regras de concorrência da União Europeia".

Em conferência de imprensa, a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, sublinhou ser inaceitável que as empresas visadas, que produzem quase nove em cada dez veículos de peso médio e pesado na Europa, "tenham pactuado para se livrarem da concorrência".

"Durante 14 anos, estas sociedades negociaram preços e as repercussões dos custos de conformidade com as normas ambientais sobre os clientes", sublinhou a comissária.

A MAN ficou isenta de uma multa de cerca de 1,2 mil milhões de euros por ter colaborado com a investigação de Bruxelas, cabendo à Daimler a maior fatia dos 2,93 mil milhões euros de multa: 1,008 mil milhões.

A DAF foi multada em 752 milhões, a Volvo/Renault em 670 milhões e a Iveco em 495 milhões de euros.

IG // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Apreendidas em Vigo 60.000 malas falsificadas com destino a empresa portuguesa

As autoridades espanholas apreenderam mais de 60.000 malas falsificadas no porto de Vigo, na Galiza, que tinham como destino uma empresa portuguesa.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.